MEIO AMBIENTE : Alunos ensinam comunidade para preservação
Quando a comunidade esquece as consequências de suas ações, alguém tem que agir. No caso da Praça Largo Reverendo Severo, no Navegantes, antes que a situação ficasse muito séria, quem tomou uma atitude foram os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padro Rambo.
Assistidos pela professora Eunice Ramos e a diretora Mara Zaltron, a criançada arregaçou as mangas e decidiu dar cara nova à praça.
Limpou, cavou, plantou e pintou, tudo sob os olhares atentos dos vizinhos, pais, irmãos e amigos dos pequenos alunos, concentrados nas tarefas de deixar o local com um visual mais bonito e capaz de orgulhar os moradores do Navegantes.
“Aqui nesta parte da cidade temos muitos canais, e as pessoas costumam jogar tudo que é tipo de detrito, inclusive sofás”, explica a professora Eunice Ramos. “As praças também estão atiradas. Somos nós que temos de começar a mudar”.
A pesquisa para saber como deveria ser a mudança começou em sala de aula, com os alunos entendendo a importância do meio ambiente. Depois, eles foram para as ruas, buscar a integração com a comunidade.
Por fim, transformando a praça, pintando os brinquedos e plantando as flores, eles sentiram neles mesmos a transformação. “Estamos contribuindo com o nosso bairro”, disse Breno Barreto, aluno da Escola.