Clássico de mando invertido : Brasil enfrenta São Paulo, no Aldo Dapuzzo, e paga primeiro jogo da punição imposta pelo TJD
Brasil e São Paulo têm punições a cumprir nestas primeiras partidas da Copa Fernandão (o time rio-grandino participa também da Ivânio Branco de Araújo). Pelo menos o primeiro jogo da pena será cumprido como se não houvesse penalização imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). A proposta dos clubes foi acatada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelleto. Algo inusitado. Inversão do mando de campo. E assim ocorre um verdadeiro “faz de conta” – inclusive, legitimando atos de violência que geram as respectivas punições.
No jogo desta noite, às 20h30, no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, o mando de campo é do Brasil. Mas a renda é do São Paulo. Os associados do Xavante terão que pagar ingresso e assim por diante, como se a partida tivesse o mando do time rio-grandino. A única consequência de fato é que, se o São Paulo fizer gol, será beneficiado pelo saldo qualificado. Mas tudo se inverte na partida da próxima semana no Bento Freitas (se o estádio rubro-negro estiver liberado pelo Corpo de Bombeiros para sediar jogos).
O São Paulo tem a punição da perda de quatro mando de campo desde a Divisão de Acesso de 2013. Mas só agora irá começar a pagar a pena. Já o Brasil perdeu dois mandos por causa da invasão de campo por um torcedor, com agressão ao auxiliar de arbitragem Jorge Eduardo Bernardi no Bra-Pel de 26 de setembro do ano passado pela Copa Sul/Fronteira. Na ocasião, o jogo foi interrompido por falta de segurança.
O técnico Rogério Zimmemann deve escalar uma equipe mista, preservando os jogadores que estejam desgastados pela partida de domingo e a longa viagem ao norte do Paraná – derrota de 2 a 1 para o Maringá.
VISTORIA
A preocupação experimentada antes por Farroupilha e Pelotas é agora vivida pelo Brasil. A uma semana do jogo com o São Paulo pela Copa Fernandão e a 11 dias da partida com o Guarani de Palhoça, o Bento Freitas segue sem a liberação pelo Corpo de Bombeiros. O clube depende do Alvará de Proteção e Prevenção contra Incêndio para poder fazer esses jogos em casa.
O coordenador do setor de patrimônio do clube, João Carlos Lemos, manifestou ontem a expectativa de que nova vistoria dos Bombeiros ocorra nesta quarta-feira no Bento Freitas. “Eles (Bombeiros) não nos informaram nada, mas nosso engenheiro esteve lá (quartel) hoje (terça) e esperamos que eles façam a vistoria amanhã (quarta) pela manhã”, afirmou. “Tudo que foi pedido, nós fizemos”, completou.
Ficha Técnica
BRASIL
Eduardo Martini; Ricardo Schneider, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Zotti e Felipe Garcia; Éder e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.
SÃO PAULO
Júlio César; Mateus Ferreira, Uilian Nicoletti, Guilherme Möller e Vavá; Mancha, Márcio Reis, Dudu Mandai e Diego Zapata; Tiago Rodrigues e Mano Garcia. Técnico: Toquinho.
Local: Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Horário: 20h30. Preços dos ingressos: R$ 20,00; idosos e estudantes – R$ 10,00. Árbitro: Gilmar Nunes dos Santos; assistentes: Luiz Euclides Castiglione e Ilson Marcus Soares.