DIA DO PATRIMÔNIO : Evento homenageia raízes africanas
A prefeita em exercício Paula Mascarenhas fez a abertura oficial do Dia do Patrimônio em Pelotas, no início da tarde de sábado.
Em sua fala ela explicou que a primeira edição do evento em Pelotas, no ano passado, foi trabalhado o conceito de patrimônio e nesta edição é homenageada “as nossas raízes culturais africanas que deixaram um legado cultural tão rico”. “Uma homenagem que já não era sem tempo”, afirmou, já que é uma cultura inserida no dia a dia da população, e muitas vezes as pessoas não sabem de onde veio.
Paula agradeceu a receptividade da população, pois é uma alegria ver as famílias revisitando, reconhecendo e reencontrando o patrimônio material e imaterial do Município. E, principalmente, por que não há nada mais gratificante para um administrador do que ver um trabalho reconhecido, como quando vê a população festejando a sua cultura e se encontrando com o seu patrimônio.
Também participaram da abertura o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nóris Leal; e o presidente do Conselho de Participação da Comunidade Negra de Pelotas (CPDN), Fabio Gonçalves.
RODA DE CAPOEIRA
A Roda de Capoeira foi uma das atrações na manhã de sábado no Mercado Central. Capoeiristas – ou não – dançaram e cantaram na roda, ou assistiram ao som do berimbau. A capoeira chegou a ser proibida no Brasil por ser uma expressão da cultura negra. E atualmente, em especial neste Dia do Patrimônio – Herança Cultural Africana – recebe atenção especial da população.