ABIGEATO : Segurança no meio rural em debate
A liberação de uma viatura para o pelotão da Brigada Militar de Capão do Leão pelo Governo do Estado foi recebida com entusiasmo pela comunidade leonense. Aproximação do final de ano serve de alerta aos agricultores e pecuaristas na tentativa de evitar furtos de gado e assaltos a propriedades rurais, frequentes neste período do ano.
A necessidade de intensificar ações e estratégias para combater o abigeato foi pauta de reunião na terça-feira, no Sindicato Rural do município. O encontro contou com a participação do comando da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Executivo Municipal, Vigilância Sanitária, Inspetoria Veterinária, representantes de Sindicatos Rurais da Região, além de um número expressivo de agricultores e pecuaristas.
“Nossa maior preocupação é dotar a Brigada Militar de condições matérias para desenvolver seu trabalho. Um município com mais de 20 mil habitantes, não pode ficar sem viaturas. Tínhamos em pouco tempo, três viaturas: uma na sede, uma no Bairro Jardim América e outra na Zona Rural. Infelizmente, hoje, não temos mais. E nessa situação entramos numa situação de turbulência com essa deficiência de viaturas da Brigada Militar”, disse o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória.
Em meio à reunião, a representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado Antonia Scalzilli e Souza, recebeu um documento assinado por representantes de entidades e agricultores, solicitando a reativação da “Patrulha Policial” por água no canal São Gonçalo. Há indícios que o canal São Gonçalo é utilizado como meio de escape pelas quadrilhas, além de servir como meio de entrada de carne clandestina em Pelotas. Também foi constituído o “Comitê Municipal de Segurança Rural” que se reunirá a cada 15 dias com objetivo de fiscalizar e analisar o andamento de estratégias de combate ao abigeato e a prevenção de assaltos.
Por sua vez, o prefeito Claudio Victória(PDT) relatou dramas vividos por famílias de agricultores, e anunciou a disponibilidade por parte da prefeitura de duas viaturas, caso haja necessidade. O prefeito também anunciou que em breve estará disponibilizando o prédio do posto policial no bairro Jardim América totalmente reformado e ampliado.
Uma nova reunião acontecerá em 1º de outubro, às 14 horas, na sede do Sindicato Rural de Capão do Leão. Mais informações através do telefone (53) – 3275-1473.