ARTILHARIA : Nena está perto da consagração
Com oito gols na Série D, atacante do Brasil só pode ser alcançado por Daniel Amorim, que tem cinco
Nena está muito perto de se consagrar como artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série D. Com os dois gols marcados diante do Londrina, sábado, no Estádio do Café, ele chegou a oito gols na competição. O centroavante do Brasil só perde o posto de goleador se Daniel Amorim, do Tombense, marcar quatro gols nas partidas finais e ele passar em branco nos dois jogos contra os mineiros. “Quero terminar o ano com chave de ouro, com o título e a artilharia”, afirma.
Ygor da Silva, 32 anos, vive um dos melhores momentos da carreira, fazendo gols decisivos e com boas atuações, ganhando a concorrência acirrada com Gustavo Papa pela titularidade. “Eu trabalhei para isso, para passar por este bom momento. Os gols estão saindo e o atacante vive de gol”, diz. Nena não tem dúvida de eleger o gol diante do Brasiliense, em Taguatinga, como o mais importante entre os oito marcados na Série D. “Foi o gol que nos levou para a decisão nos pênaltis”, recorda.
Mas os mais bonitos vieram na partida contra o Londrina. Nena bateu de “chapa” por duas vezes e liquidou com as pretensões dos paranaenses nas semifinais. “Tenho trabalhado bastante as finalizações com o professor Rogério (Zimmermann) e fui feliz na batida na bola, fazendo dois bonitos gols”, ressalta. Ele tem ainda a chance de fazer o terceiro numa cobrança de pênalti, mas Vitor fez a defesa.
Em alta, Nena espera seguir se destacando no futuro. “A gente sempre projeta coisas melhores, mas será também importante dar a continuidade neste trabalho aqui no Brasil”, completa.
GOLS DE NENA
- Dia 17/8 – Dois diante do Guarani/SC na Boca do Lobo
- Dia 31/8 – Gol da vitória por 1 a 0 diante do Guarani em Palhoça
- Dia 21/9 – Gol da vitória por 1 a 0 diante do Ituano no Bento Freitas
- Dia 4/10 – O segundo gol na goleada de 4 a 0 diante do Operário na Baixada
- Dia 19/10 – Gol decisivo na derrota de 2 a 1 diante do Brasiliense em Taguatinga
- Dia 1°/11 – Os dois gols no empate por 2 a 2 com o Londrina no Estádio do Café
Sem Martini, o principal jogo de Anderson
Eduardo Martini será o desfalque no time do Brasil na partida de domingo, às 20h30, diante do Tombense, no Bento Freitas – primeiro jogo da final da Série D do Brasileiro. É a chance de Anderson, que fará sua partida mais importante com a camisa xavante. Ele está no clube desde o começo do segundo semestre da temporada de 2012.
Pelo menos neste semestre, o goleiro reserva do Brasil tem tido mais chance de jogar. Ele foi aproveitado nos dois Clássicos Bra-Pel da Copa Fernandão e assim ganhou um pouco do ritmo de jogo. Também substituiu Martini – suspenso pelo terceiro cartão amarelo – na partida diante da Cabofriense no Rio de Janeiro em jogo desta Série D.
Nas demais posições, o técnico Rogério Zimmermann deve repetir a escalação da partida passada. Mas existe ainda o restante de toda a semana para a realização de treinos. Os ingressos para a decisão podem ser comprados até amanhã pelo preço de R$ 40,00 e mais um quilo de alimentos não perecível.
Célio Amorim apita 1º jogo
O catarinense Célio Amorim, 35 anos, é o árbitro escalado para apitar a primeira partida da final do Campeonato Brasileiro da Série D, domingo, no Bento Freitas. Ele é aspirante à Fifa desde 2008 e tem trabalhado (como quarto arbitro ou adicional) em jogos importantes da Série A. Os auxiliares também são de Santa Catarina: Nadine Schramm Bastos (integrante do quadro da Fifa) e Ângelo Rudimar Becchi. O quarto árbitro escalado é Anderson Daronco.
Em competições da CBF, Célio Amorim não apita uma partida deste o dia 31 de maio, quando foi o árbitro do jogo entre Caxias e Mogi Mirim pela Série C. No ano passado, ele andou com mais prestígio – inclusive, apitando jogos da Série A. Mas se complicou numa partida entre Atlético/MG e Atlético/PR, gerando o protesto dos mineiros.
Amorim é natural de Itajaí e sua profissão é professor. O jogo de volta entre Brasil e Tombense está confirmado para domingo (dia 16), depois que o clube mineiro chegou a anunciar que a partida seria no sábado.
Borba não acredita em pena preventiva
O advogado contratado pelo Brasil, Alexandre Borba, não acredita que haja punição preventiva para os envolvidos na briga de sábado no Estádio do Café em Londrina. Ele já está reunindo provas para fazer a defesa do clube. A denúncia do procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, deverá ser apresentada nesta semana. E o julgamento deve ocorrer antes da segunda partida final da Série D, que ocorre dia 16, em Muriaé, interior mineiro.
Borba lembrou ontem, em entrevista à Rádio Pelotense, que se houver punição preventiva, conforme Schmidt admite solicitar, só o Brasil será punido de imediato. O Londrina já se encontra em férias. Alexandre Borba é especialista em Justiça Desportiva e tem trabalho para os clubes do interior no julgamento de processos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul.
O processo envolvendo o primeiro jogo das semifinais com o Londrina – realizado no dia 25 de outubro – foi julgado ontem pelo STJD. O preparador de goleiros do Brasil, Alex Lessa, foi punido com cinco jogos de suspensão e mais multa de R$ 200,00. O supervisor Moises Von Anh foi absolvido.