Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

PELOTAS E-VOCÊ : Primeiro desafio tem propostas vencedoras

08 dezembro
09:41 2014

As ideias mais votadas pelos pelotenses serão implantadas na UBS Bom Jesus. O objetivo da prefeitura é levar as iniciativas para as demais unidades básicas do município a partir do ano que vem

“Nós não criamos melhorias para as pessoas e, sim, com as pessoas. Elas é que vão nos guiar e mostrar o caminho.” A frase do prefeito Eduardo Leite ressalta a experiência vivida com o Pelotas e-você, uma plataforma digital em que a população é estimulada a criar soluções que contribuam para a melhoria da cidade.

Uma cerimônia no Paço Municipal, sexta-feira, marcou a divulgação da proposta mais votada no primeiro desafio de plataforma – “Como aproximar adolescentes e jovens da unidade básica de saúde”. O resultado surpreendeu: houve empate. Das 40 ideias enviadas, cinco foram selecionadas como finalistas por uma comissão que seguiu critérios de capacidade técnica de implementação e viabilidade financeira. As propostas foram votadas pelo população nos meses de outubro e novembro. No período de 18 de outubro a 16 de novembro, as propostas foram votadas pela população. As sugestões escolhidas foram “Máquina de Preservativos” e “Fortalecendo o vínculo entre Universidades e UBS”, cada uma com 28,82% dos votos.

SOLENIDADE realizada na Prefeitura Municipal

SOLENIDADE realizada na Prefeitura Municipal

“Minha proposta é uma chamada para os jovens e adultos, para a redução dos índices de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis que crescem a cada dia”, disse Gilda Brem, autora da proposta “Máquina de preservativos”

A máquina de preservativos será instalada na nova UBS Bom Jesus, com inauguração prevista para janeiro. A proposta de fortalecimento do vínculo entre a UBS e a universidade também será implementada no local. As duas iniciativas serão estendidas às demais unidades básicas municipais a partir do próximo ano.

O prefeito ainda anunciou que irá promover workshops e palestras, em parceria com as universidades, para orientação e educação sexual. “Nossa preocupação é também garantir a educação de jovens e adolescentes. A prevenção é importante, mas não pode ser tratada isoladamente”, declarou o prefeito.

PARTICIPAÇÃO

As vencedoras do desafio, Gilda Brem e Camila Polino, receberam das mãos do prefeito Leite uma placa em agradecimento pela participação na iniciativa. Os autores das cinco propostas finalistas também foram homenageados com o certificado de Cidadão Participativo

Gabriel Manzke, coordenador da plataforma, falou sobre a participação da comunidade. “As pessoas que entraram no site e enviaram ideias estavam realmente dispostas a participar de forma ativa. Eram pessoas de diferentes faixas etárias. Desde adolescentes, que tiveram que pedir para os pais se tornarem responsáveis pelas ideias, até um senhor de 70 anos,” explicou. “Esta não é uma plataforma engessada. A partir das sugestões do cidadão, ela estará em constante aprimoramento. Ele é quem vai determinar como quer que o e-você funcione.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções