BRASIL : Comandante segue à frente
Foi apenas a oficialização daquilo que quase todos já sabiam que iria ocorrer: a permanência de Rogério Zimmermann no comando do Brasil. Nesta segunda-feira, a diretoria do clube confirmou a renovação de contrato do treinador para a temporada de 2015. A partir da manutenção de membros comissão técnica (segue também o preparador físico João Francisco Beschorner) fica garantida a permanência de todos os principais jogadores do grupo, especialmente os que foram titulares neste ano.
Zimmermann vai continuar fazendo história no Bento Freitas. Em maio, ele completa três anos no comando da equipes desde seu retorno ao clube em 2012. Faltam apenas 62 jogos para ele alcançar Osvaldo Barbosa, que é o segundo treinador que por mais vezes dirigiu a equipe rubro-negra. Ele só continua longe de Paulo de Souza Lobo, o Galego, que por 430 jogos esteve no comando do time xavante.
Nunca um treinador teve tanta identificação com a torcida xavante. E assim se justifica a ansiedade dos rubro-negros nos últimos dias em consequência da ausência de confirmação sobre a continuidade do comandante na Baixada, embora tudo apontasse que isso iria ocorrer naturalmente.
Os desafios serão grandes em 2015. Primeiro, o Brasil vai defender a condição de atual campeão do Interior no Campeonato Gaúcho. Terá ainda sua segunda participação na Copa do Brasil, tentando ir mais longe do que em 2013, quando foi eliminado pelo Atlético/PR na primeira fase. A partir de maio, o Xavante entra no Brasileiro da Série C, cujo objetivo inicial é pelo menos manter a vaga conquistada com brilhantismo nesta temporada.
Túlio de volta
A partir de agora a diretoria do Brasil começa a anunciar a renovação de contrato dos jogadores e também definir as contratações. A previsão é que cinco jogadores sejam contratados para preencher as vagas dos que saírem – aqueles que foram poucos utilizados ou perderam espaço em 2014. O primeiro reforço pode ser o meia Túlio Souza, que disputou o Gauchão passado pelo rubro-negro e estava no Paraná.
Atualmente, o Brasil tem três jogadores garantidos para a próxima temporada, pois possuem contrato que estendido até o ano que vem: Cleiton, que está retornando de lesão; Felipe Garcia e Ricardo Bierhals. Quem não deve permanecer é Raulen, Léo Dias e mais Chicão e Zotti que já foram contratados por Operário/PR e Treze/PB, respectivamente.