Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

IPTU : Cobrança continua sob protestos

IPTU : Cobrança continua sob protestos
22 dezembro
10:54 2014

Os valores a serem pagos a título de IPTU para o ano 2015 estão dando o que falar. E ainda vão render muito assunto. Apesar de o reajuste já ter sido aprovado pela maioria dos vereadores pelotenses e alguns carnês já terem sido entregues aos proprietários de imóveis, a Câmara Municipal está propondo audiência pública nesta segunda-feira às 19h para voltar a discutir o assunto, haja vista que a “gritaria” é geral.

Moradores de condomínios do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) deverão ser a maioria dentre os presentes. Isso porque há muito descontentamento em relação à cobrança do imposto. Eles reclamam do não cumprimento de “acordo” feito entre a Prefeitura e Câmara para isentá-los do pagamento pelo prazo de cinco anos, haja vista estarem recebendo os carnês com os valores a serem pagos. O valor médio a ser pago por cada morador gira em torno de R$ 36,00. O “acordo” foca proprietários de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida.

FLÁVIO representa moradores dos condomínios Montevídéo e Buenos Aires  FOTO: Alisson Assumpção/DM

FLÁVIO representa moradores dos condomínios Montevídéo e Buenos Aires
FOTO: Alisson Assumpção/DM

“São pessoas que não possuem renda, que vivem com extrema dificuldade”, explica Flávio Souza, sindico do condomínio Montevidéo, que também representa os moradores do Buenos Aires.  No total, segundo Souza, os dois condomínios possuem 480 apartamentos, nos quais residem cerca de 2,5 mil pessoas.

Outro fato levantado por Flávio é que os moradores têm dificuldades para se dirigir ao setor de arrecadação para pedir a isenção, além de “travarem” nas exigências com a documentação.

“Os imóveis não estão em seus nomes e isso é um entrave, dentre outros trâmites burocráticos que seria evitado uma vez cumprido o acordo feito entre a Câmara e Prefeitura para isentá-los do imposto”, conclui o síndico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções