5º Festival Internacional Sesc de Música movimenta Pelotas até 30 de janeiro
Concerto de abertura, com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Yamandu Costa e Ernesto Fagundes, lotou o Theatro Guarany, neste domingo (18/01)
Segue durante todo o mês, em Pelotas/RS, o 5º Festival Internacional Sesc de Música. A abertura do evento, já considerado um dos maiores da área na América Latina, aconteceu neste domingo (18/01), no Theatro Guarany e reuniu um grande público, além de representantes da classe artística de 12 países, autoridades estaduais e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A apresentação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com o músico Yamandu Costa, ao violão, e Ernesto Fagundes, no bumbo leguero, foi o destaque da noite de estreia do Festival.
“O que a cidade de Pelotas vai vivenciar nestes 13 dias com certeza emocionará a todos. A música vai emanar e fazer o que ela faz tão bem, que é tocar o sentimento das pessoas. O meu desejo é que com a realização deste festival as grandes homenageadas sejam, de fato, as pessoas”, disse durante a solenidade de abertura do evento o diretor do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva. Representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o diretor da Fecomércio e conselheiro do Sesc, Sérgio Neves, ressaltou que “a mobilização de hotéis, restaurantes e do comércio como um todo é visível, e este aspecto econômico é mais uma forma de contribuir e prestigiar a cidade”.
O músico e secretário estadual da Cultura, Victor Hugo, afirmou que “é muito gratificante iniciar o ano com este festival. Carinhosamente quero abraçar a todos os músicos que fazem parte desta realização e cumprimentar a toda equipe do Sesc pelo que fazem pela cultura do RS”. Concordando com o secretário, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, acrescentou: “É visível o quanto a música desperta o lado positivo das pessoas e, no nosso caso, vamos além pois o que se vê é o festival promovendo a cidade para si mesma, a crença em si mesma. Hoje Pelotas é uma cidade cheia de vida”.
A Orquestra Residente, acompanhada da Cia de Dança Muovere e a Orquestra Unisinos Anchieta, com o Concerto Série Pop, na companhia de Renato Borghetti são algumas das atrações dos próximos dias. Veja detalhes da programação em www.sesc-rs.com.br/festival.
Sobre o Festival – Centenas de músicos, alunos e professores de todas as partes do mundo estão em Pelotas e se dedicam intensamente à música até 30 de janeiro. Além das apresentações, todas gratuitas para a comunidade, há uma dedicação especial ao eixo pedagógico do evento, pois classes de instrumentos e canto acontecem diariamente, envolvendo jovens brasileiros e de países como Argentina, Venezuela, Chile, Peru, Colômbia, França, Estados Unidos e África do Sul. As aulas acontecem em locais variados da cidade, no turno da manhã; assim como as intervenções artísticas e os concertos, à tarde e à noite.
O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, e apoio cultural da Faculdade Senac; da Universidade Federal e Museu do Doce, de Pelotas; da Universidade Católica de Pelotas; Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Expresso Embaixador e Ospa.
Os ingressos são limitados e podem ser retirados no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849), de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos para os espetáculos, conforme cronograma abaixo. Na retirada das senhas, sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinado a instituições sociais do próprio município por meio do Programa Mesa Brasil Sesc. Abaixo o cronograma de retirada dos ingressos:
- – Até 20/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 21 e 22/01;
- – 22, 23, 24 e 25/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 25, 26 e 27/01;
- – 25, 26, e 27/01: retirada de ingressos na bilheteria do Theatro Guarany para espetáculos de 28 e 29/01.
Mais informações sobre o 5º festival Internacional Sesc de Música podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival