Pelotas promove colheita da uva
A Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Pelotas promoveram na quarta-feira, na Colônia São Manoel, 8º distrito de Pelotas, a Abertura da Colheita da Uva na região.
A programação teve início às 13h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida foi realizado um Dia de Campo, com demonstração de poda de verão em pessegueiros e visita aos pomares da propriedade. Após, ocorreu a Abertura Oficial da Colheita e degustação de sucos e uvas. A área cultivada com videiras é de 33 hectares e, segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Luiz Carlos Migliorini, as uvas de mesa apresentam uma produtividade de 30 toneladas.
Na região Colonial de Pelotas, com forte influência dos imigrantes italianos, franceses e alemães, os agricultores se dedicam ao cultivo de pêssego, uva, goiaba, figo, ameixa, nectarina, amora, caqui, laranja e bergamota, entre outras. “O momento é de retomar a diversificação de culturas para que o fruticultor possa ter alternativas de renda durante o ano”, afirmou o assistente técnico regional em Fruticultura da Emater/RS-Ascar, Evair Ehlert.
Para pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jair Costa Nachtigal, é importante o produtor ter diversos cultivos de frutas, pois, desta forma, ele consegue produzir em diferentes épocas do ano. Para o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cezar Rombaldi, é necessário buscar alternativas que gerem oportunidades de renda nas pequenas propriedades, e a uva é uma excelente opção que alguns produtores já testaram e tiveram bons resultados.