VITÓRIA NA SERRA : Estreia em alto nível
Não poderia ter sido melhor a estreia do Brasil no Campeonato Gaúcho. Com futebol equilibrado, competitivo e dedicado, repetindo as atuações do ano passado, o time de Rogério Zimmermann derrotou o Caxias por 1 a 0, sábado, no Centenário, em Caxias do Sul – gol de Nena.
O Caxias está virando freguês do Brasil. Pelo segundo ano seguido, o Xavante faz festa no Centenário. No ano passado foi com gol de Alex Amado, agora, em 2015, com o oportunismo de Nena. A equipe rubro-negra arranca com vitória no Gauchão, confirmando a força apresentada nos amistosos, quando teve aproveitamento de 73,3% nos confrontos contra times da primeira divisão.
Sem Diogo Oliveira, que ficou fora da partida por causa de uma lesão muscular, Zimmermann escalou a mesma equipe que foi vice-campeã do Brasileiro da Série D no ano passado. O Brasil se impôs, com autoridade, dentro da casa do Caxias.
Chances de gol
As duas chances claras de gol do primeiro tempo foram criadas pelo Brasil. Aos 14 minutos, Rafael Forster cruzou da esquerda, Nena tentou dominar a bola, que sobrou para Felipe Garcia. O atacante mandou a “bomba”, mas a bola foi para fora. A segunda oportunidade ocorreu numa cobrança de falta de Wender, com o complemento de cabeça de Felipe Garcia. A bola passou junto à trave.
O Caxias criou um pouco de dificuldade para a marcação do Brasil, especialmente pelo lado esquerdo. Mas faltou poder ofensivo para a equipe grená, que não exigiu defesa difícil de Eduardo Martini em todo o primeiro tempo.
Oportunismo de Nena
O Brasil começou o segundo tempo, controlando as principais jogadas do Caxias e explorando a bola longa para a velocidade de Felipe Garcia e Alex Amado. O adversário fazia uma marcação defensiva em linha. Mas o gol ocorreu numa jogada ensaiada e sempre de muita eficiência. Wender cobrou escanteio da esquerda, Washington desviou de cabeça e Nena, entrando pelo outro lado, completou para a rede.
Martini espetacular
O Caxias respondeu após o gol de Nena. Mas Eduardo Martini foi brilhante em dois momentos. Primeiro, tirou uma bola do ângulo em chute de Edmilson de fora da área. Depois, defendendo com a perna, no reflexo e na agilidade, uma complementação de Jean da linha da pequena área.
O Brasil poderia ter ampliado a vantagem nos contra-ataques. Pelo menos em três momentos teve o gol a sua feição: num lance, Alex Amado errou na assistência para Nena; no outro, Felipe Garcia mandou a bola por cima do travessão; e, no último, Nunes desperdiçou a chance do segundo gol, com a bola passando ao lado da trave.
Dois jogos seguidos em casa
Agora, o Brasil terá dois jogos seguidos dentro de casa: quarta-feira, às 20h30, diante do Cruzeiro; e domingo, no mesmo horário, contra o São Paulo. Se fizer valer seu histórico no Bento Freitas, o time rubro-negro pode ter uma arrancada no Campeonato Gaúcho ainda melhor do que a do ano passado. Em 2014, nos três primeiros jogos, o Xavante somou sete pontos (duas vitórias e um empate).
O desfalque na partida de quarta-feira é Márcio Hahn, que foi expulso em Caxias do Sul, depois de ter sido substituído por Nunes. Se Diogo Oliveira tiver condições de jogar, ele será o candidato natural a essa vaga. Caso contrário, o técnico Rogério Zimmermann terá que buscar outra opção. O grupo xavante retorna aos treinos nesta segunda-feira, pensando agora no Cruzeiro.
CAXIAS (0)
Thiago Rodrigues
Bebeto
Jean
Rodrigo Arroz
Rafael Carioca
Edmilson (Tallys)
Baiano
Patrick
Clayton
Charles (Mailson)
Lucas Dantas (P. Oliveira)
T: Paulo Turra
BRASIL (1)
Eduardo Martini
Wender
Cirilo
Fernando Cardozo
Rafael Forster
Leandro Leite
Washington
F. Garcia (Schneider)
Márcio Hahn (Nunes)
Alex Amado
Nena (Gustavo Papa)
T: Rogério Zimmermann
Confira o gol de Nena
https://www.youtube.com/watch?v=idKLrPH_ie8
Local: Estádio Centenário em Caxias do Sul. Árbitro: Leandro Vuanden; assistentes: José Javel Silveira e Luiz Eduardo Cauza. Cartões amarelos: Jean, Rafael Carioca e Clayton (C); Martini e Cirilo (B). Expulsão: Márcio Hahn (B), depois de ter saído de campo. Gol: Nena (9min do segundo tempo).