VITÓRIA NA SERRA : Estreia em alto nível
Não poderia ter sido melhor a estreia do Brasil no Campeonato Gaúcho. Com futebol equilibrado, competitivo e dedicado, repetindo as atuações do ano passado, o time de Rogério Zimmermann derrotou o Caxias por 1 a 0, sábado, no Centenário, em Caxias do Sul – gol de Nena.
O Caxias está virando freguês do Brasil. Pelo segundo ano seguido, o Xavante faz festa no Centenário. No ano passado foi com gol de Alex Amado, agora, em 2015, com o oportunismo de Nena. A equipe rubro-negra arranca com vitória no Gauchão, confirmando a força apresentada nos amistosos, quando teve aproveitamento de 73,3% nos confrontos contra times da primeira divisão.
Sem Diogo Oliveira, que ficou fora da partida por causa de uma lesão muscular, Zimmermann escalou a mesma equipe que foi vice-campeã do Brasileiro da Série D no ano passado. O Brasil se impôs, com autoridade, dentro da casa do Caxias.

Leandro Leite aperta marcação sobre adversário: Brasil repete vitória no Centenário e arranca bem no Gauchão
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB
Chances de gol
As duas chances claras de gol do primeiro tempo foram criadas pelo Brasil. Aos 14 minutos, Rafael Forster cruzou da esquerda, Nena tentou dominar a bola, que sobrou para Felipe Garcia. O atacante mandou a “bomba”, mas a bola foi para fora. A segunda oportunidade ocorreu numa cobrança de falta de Wender, com o complemento de cabeça de Felipe Garcia. A bola passou junto à trave.
O Caxias criou um pouco de dificuldade para a marcação do Brasil, especialmente pelo lado esquerdo. Mas faltou poder ofensivo para a equipe grená, que não exigiu defesa difícil de Eduardo Martini em todo o primeiro tempo.
Oportunismo de Nena
O Brasil começou o segundo tempo, controlando as principais jogadas do Caxias e explorando a bola longa para a velocidade de Felipe Garcia e Alex Amado. O adversário fazia uma marcação defensiva em linha. Mas o gol ocorreu numa jogada ensaiada e sempre de muita eficiência. Wender cobrou escanteio da esquerda, Washington desviou de cabeça e Nena, entrando pelo outro lado, completou para a rede.
Martini espetacular
O Caxias respondeu após o gol de Nena. Mas Eduardo Martini foi brilhante em dois momentos. Primeiro, tirou uma bola do ângulo em chute de Edmilson de fora da área. Depois, defendendo com a perna, no reflexo e na agilidade, uma complementação de Jean da linha da pequena área.
O Brasil poderia ter ampliado a vantagem nos contra-ataques. Pelo menos em três momentos teve o gol a sua feição: num lance, Alex Amado errou na assistência para Nena; no outro, Felipe Garcia mandou a bola por cima do travessão; e, no último, Nunes desperdiçou a chance do segundo gol, com a bola passando ao lado da trave.
Dois jogos seguidos em casa
Agora, o Brasil terá dois jogos seguidos dentro de casa: quarta-feira, às 20h30, diante do Cruzeiro; e domingo, no mesmo horário, contra o São Paulo. Se fizer valer seu histórico no Bento Freitas, o time rubro-negro pode ter uma arrancada no Campeonato Gaúcho ainda melhor do que a do ano passado. Em 2014, nos três primeiros jogos, o Xavante somou sete pontos (duas vitórias e um empate).
O desfalque na partida de quarta-feira é Márcio Hahn, que foi expulso em Caxias do Sul, depois de ter sido substituído por Nunes. Se Diogo Oliveira tiver condições de jogar, ele será o candidato natural a essa vaga. Caso contrário, o técnico Rogério Zimmermann terá que buscar outra opção. O grupo xavante retorna aos treinos nesta segunda-feira, pensando agora no Cruzeiro.
CAXIAS (0)
Thiago Rodrigues
Bebeto
Jean
Rodrigo Arroz
Rafael Carioca
Edmilson (Tallys)
Baiano
Patrick
Clayton
Charles (Mailson)
Lucas Dantas (P. Oliveira)
T: Paulo Turra
BRASIL (1)
Eduardo Martini
Wender
Cirilo
Fernando Cardozo
Rafael Forster
Leandro Leite
Washington
F. Garcia (Schneider)
Márcio Hahn (Nunes)
Alex Amado
Nena (Gustavo Papa)
T: Rogério Zimmermann
Confira o gol de Nena
https://www.youtube.com/watch?v=idKLrPH_ie8
Local: Estádio Centenário em Caxias do Sul. Árbitro: Leandro Vuanden; assistentes: José Javel Silveira e Luiz Eduardo Cauza. Cartões amarelos: Jean, Rafael Carioca e Clayton (C); Martini e Cirilo (B). Expulsão: Márcio Hahn (B), depois de ter saído de campo. Gol: Nena (9min do segundo tempo).








