SAÚDE Reunião explica regulação de exames médicos pela internet
A reunião técnica realizada sexta-feira na Secretaria da Saúde, em Pelotas, contou com a participação de representantes de 21 municípios pertencentes da 3º Coordenadoria Regional da Saúde.
O objetivo do encontro foi o de qualificar o serviço de laudos de exames através da regulação via internet. Durante o encontro, houve a entrega do protocolo de acesso a exames de média e alta complexidade, volumes um e dois.
Os municípios terão até o dia 1º de março para se adequarem aos protocolos de acesso a exames de media e alta complexidade para que a solicitação seja autorizada, adianta a gerente da Central de Regulação Suelen Arduin. Pela internet, os municípios acessam um link e inserem o laudo tanto da consulta como da solicitação de exame. O processo teve início em agosto de 2013, para consultas, e em 2014 para exames de alta e média complexidade.
Para as consultas, explica Suelen, o sistema autoriza automaticamente, já as solicitações de exames passam antes pela avaliação de uma equipe de médicos autorizadores. Uma próxima reunião será realizada em maio para avaliar o que evoluiu após este primeiro encontro.
Estavam presentes médicos autorizadores e reguladores, secretários de saúde e representantes dos municípios de Amaral Ferrador, Arroio grande, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito Alegre, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, e Turuçu, além de representante da 3ª Coordenadoria de Saúde.