JOGO DA RODADA : Confronto direto pela liderança
Um jogo que vale a liderança do Campeonato Gaúcho. Grêmio e Brasil, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre, são as equipes com melhor campanha, após três rodadas da competição. O Xavante é o líder, com sete pontos – um a mais do que o adversário de logo mais.
Poucas vezes uma equipe do interior chegou para um jogo em Porto Alegre, contra a Dupla Gre-Nal, merecendo tanto respeito como ocorre agora com o Brasil. Não só pelo fato de o time de Rogério Zimmermann se encontrar na liderança do Gauchão, mas pelo trabalho continuado que se estende, com sucesso, há quase três anos. “O adversário mais forte pela qualidade da equipe e pela campanha… Estão em primeiro lugar, com sete pontos, uma campanha muito boa. Mostra a qualidade e tem um grande treinador”, elogia o goleiro gremista Marcelo Grohe.
Se o Brasil tem sequência, o Grêmio é um grupo em formação. Os principais jogadores estão sendo vendidos e o clube aposta nas categorias de base. Mas isso não diminui sua força. Para o lateral-esquerdo Rafael Forster, o jogo desta quarta será mais complicado do que foi o duelo de 2014 pelas semifinais do Gauchão. “Vai ser ainda mais difícil. O Grêmio tem jogadores jovens, que querem mostrar serviço”.
DÚVIDA – A dúvida em relação à escalação do Brasil diz respeito à presença de Cirilo. O símbolo da simplicidade defensiva da equipe xavante saiu de campo no jogo passado, com uma lesão no quadril. Se ele não puder jogar, Zimmermann terá três opções: Ricardo Schneider, Ricardo Bierhals e Brock.
A torcida xavante tem espaço para 1450 pessoas na Arena. A preferência foi dada aos associados do clube para adquirir os 1050 ingressos vendidos no Bento Freitas.
Repete mudança de 2014?
Desde que retornou ao Brasil em maio de 2012, o técnico Rogério Zimmermann mudou a escalação do time em função do adversário em apenas duas oportunidades. Nas duas vezes foi em partida contra a Dupla Gre-Nal em Porto Alegre. Ele tirou um atacante (nos dois casos Nena) para colocar mais um meio-campista, que se posicionou na intermediária adversária. Será que ele repete a mudança hoje, diante do Grêmio, na Arena?
No dia 26 de fevereiro, contra o Internacional, no Beira-Rio, Zimmermann tirou Nena do time e escalou Léo Dias na função de quinto jogador do meio-campo. O meio-campista foi um dos destaques da partida. O Xavante perdeu por 1 a 0, mas controlou bem o jogo – inclusive, com mais chance de gol do que o adversário.
A estratégia foi repetida no dia 26 de março, contra o Grêmio, na Arena. Desta vez foi Túlio Souza que fez a função mais ofensiva do meio-campo, com Alex Amado sendo o jogador mais avançado da equipe. De novo, a atuação foi boa, apesar da derrota de 2 a 1 nas semifinais do Gauchão.
Se quiser recorrer à mesma estratégia logo mais, Diogo Oliveira pode aparecer no time, jogando ao lado de Márcio Hahn, Felipe Garcia e Alex Amado.
Felipão relaciona Marcelo Moreno
O técnico Luiz Felipe Scolari relacionou Marcelo Moreno para a partida desta quarta-feira diante do Brasil, na Arena, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho. A negociação do atacante com o Changchun Yatai está encaminhada, pois o clube teria aceitado a proposta dos chineses. Mesmo assim o jogador se colocou à disposição para participar do jogo, que pode marcar sua despedida da Arena.
No domingo, diante do Avenida, Felipão deixou Moreno na reserva. Mas, quando o atacante entrou em campo, mudou o rumo da partida. Deu trabalho à defesa adversária e ainda marcou o último gol da vitória de 3 a 1. Fica a dúvida se ele será usado na partida de hoje; se começa como titular ou fica como opção para o decorrer do jogo.
Em caso de ausência de Moreno, o substituto também é incerto. Everaldo foi escolhido no domingo, mas a resposta não foi satisfatória. Lucas Coelho, que seria o reserva imediato do comando de ataque, depende do departamento médico. O jogador passou por problema de dores musculares.
O desfalque certo na equipe gremista é Luan, que foi expulso no jogo passado. Ele deverá ser substituído por Everton. O último treino antes da partida com o Brasil foi realizado com os portões fechados.
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Erazo e Júnior; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Lincoln, Douglas e Everton; Moreno (Everaldo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
BRASIL
Eduardo Martini; Wender, Cirilo (Ricardo Schneider), Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn e Felipe Garcia; Alex Amado e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Horário: 19h30. Árbitro: Daniel Nobre Bins; assistentes: Alexandre Kleiniche e Leison Peng Martins.