Identificação pessoal modernizada
Órgãos como o Detran e Polícia Civil receberão o avanço tecnológico
Os avanços do Sistema de Identificação de Indivíduos foram apresentados na quarta-feira, durante reunião de trabalho entre gestores do Instituto Geral de Perícias (IGP) e da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs).
Foram feitas a atualização de números estatísticos referentes à emissão de documentos junto ao Departamento de Identificação (DI-IGP/RS), bem como a unificação das bases de impressões digitais, civil e criminal, modernização do sistema e novidades projetadas pela equipe técnica da Procergs para este ano e os próximos.
Entre os destaques, está a chamada “multibiometria”, que permitirá a identificação de pessoas através de outras características, além do tradicional perfil papiloscópico.
O avanço tecnológico oferece também alternativas de identificação de indivíduos a vários órgãos de Governo, como por exemplo:
-
– Susepe (identificação de detentos e visitantes em casas prisionais);
- – Polícia Civil (identificação imediata de indivíduo no momento da prisão em flagrante);
- – Instituto de Previdência do Estado – IPE (cadastramento de pensionistas);
- – Banrisul (cadastramento de clientes);
- – Detran (identificação de condutores e proprietários de veículos)
- – Rede Bio Sul (integração de dados de indivíduos entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).
O Sistema Integrado de Informações de Indivíduos do Estado do RS – Sistema Indivíduo RS, destinado à identificação de pessoas que compõem a base de dados da Administração Pública Estadual, foi instituído pelo decreto nº 51.448, de 6 de maio de 2014. A coordenação do sistema, de acordo com o decreto, é do Instituto Geral de Perícias.
O encontro ocorreu no auditório da Procergs, ao lado do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e foi coordenado pelo analista de negócios da companhia Fausto Weber Nowaczyk. Participaram o diretor-geral do IGP, perito criminalístico Cleber Ricardo Teixeira Müller, o supervisor técnico e diretor-geral adjunto, perito criminal Eduardo Lima Silva, os assessores do gabinete para assuntos de Inteligência e Tecnologia da Informação, perito criminal Anderson Fraga Morales e perito criminalístico engenheiro Hóris Rizzon, e o diretor administrativo, perito criminal Sérgio Luiz de Oliveira Lopes.