CAPÃO DO LEÃO : Estrada para o campus será recuperada em seguida
O mau estado da estrada de acesso ao Campus Capão do Leão da UFPel está com os dias contados.
Pregão realizado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) ontem, em Porto Alegre, selecionou a empresa SBS Engenharia e Construção para o serviço de revitalização da via, o que inclui, numa primeira etapa, o recapeamento do asfalto, instalação de iluminação e sinalização, acostamentos e rotatória no encontro das avenidas Eliseu Maciel e Três de Maio.
O valor total da obra gira em torno dos R$ 7 milhões, para um trecho de cerca de sete quilômetros, que vai desde o prolongamento da avenida Duque de Caxias, em Pelotas, e pega as avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel. A estrada foi federalizada no fim de 2013, após intenso trabalho de uma comissão formada por representações da UFPel, da Embrapa, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do Capão do Leão e do Sindicato dos Servidores da UFPel (Asufpel).
A empresa selecionada no pregão desta terça-feira fica responsável pela manutenção da estrada por um período de dois anos, a partir da assinatura do contrato, o que deverá ocorrer em breve. Isto implica que a firma será responsável pelas condições da estrada mesmo antes do começo das obras de revitalização, o que deverá resultar em trabalhos emergenciais feitos em seguida.
Para conferir de perto a situação, estiveram presentes no Dnit, em Porto Alegre, segunda-feira, Gilson Porciúncula, pela UFPel, Tonilar Afonso, pela Asufpel, Mauro Nolasco, pela Embrapa, Alex Quevedo, pela Prefeitura do Capão do Leão, e Marco Aurélio, pela Câmara de Vereadores do Município.