BLACK MUSIC : No ritmo da melodia dançante do “Charm”
Dia 4 pós 23h no Observatório Bar – Gonçalves Chaves 496 -, festa “Tributo à Boate 52”. Antecipado a R$10,00 no Studio CDs
Por Carlos Cogoy
Promoção para reviver as festas “Black” que embalaram gerações. “Revival” ao som dançante do “charm”. Programação especial como tributo à casa “B52”. Festa romântica com a sonorização do DJ pelotense Antônio “Du Charm” Garcia. No evento dia 4 no Observatório Bar, também a participação do DJ Luka de Porto Alegre. Produção: Balada Black Pel. Antecipados também podem ser adquiridos no salão “Negras com atitude” – Passeio 5 do Navegantes 2 -, Ótica Bilharva – Floriano entre Deodoro e Santa Tecla -, banca “Stylo do Guetto” – lojas 131 e 132 no Pop Center -, “Grafite na Pele Tatoo” – Floriano 114ª -, e “Dyvas by Studio Jason Coiffeur” – Floriano 114ª entre Osório e Deodoro.
RECONHECIMENTO – Desde os anos noventa, ele tem sido o DJ de diferentes festas. Dos aniversários e confraternizações familiares, até promoções na capital do Estado. Dia 21, porém, proporcionou “bailinho” num local inusitado. À frente das “picapes” Pioneer, tocou no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza da Câmara Municipal. O ritmo embalou o encerramento do 1º Congresso de Negros e Negras de Pelotas e, no espaço que costumeiramente é palco de discursos e votações, passos, gingados e sorrisos aprovados por unanimidade. No evento, Antônio Garcia foi um dos homenageados. O DJ recebeu certificado ao lado de Letícia Dorneles – filha de Rubinei Machado -, griô Sirley Amaro e produtora cultural Nailê Machado.
TRAJETÓRIA – Sua especialidade é o “Charm”, e o acervo atual reúne mil CDs e cinco mil álbuns digitalizados – arquivados em HD. O fascínio pela “Black music” começou aos dez anos. À época, recorda Antônio Garcia, ao visitar amigas que moravam próximas à sua residência no bairro Simões Lopes, ouvia a emissora carioca AM “Mundial 860”. No repertório, o guri ouvia grupos como “The Temptations”, “Loose Ends”, “Change”, “S.O.S. Band” e “The B.B. & Q. Band”. A divulgação estava a cargo de DJs como Loopy, Fernandinho e Corello. Na adolescência, Garcia passou a pesquisar sobre a música negra, buscando mais informações e iniciando o acervo com vinis. Em Pelotas, ouvindo a então FM RCC, já era possível curtir o “charm” e descobrir novos grupos. Garcia lembra que acompanhava programas como: “Black is Black”; “Laser Mix”; “Night Fly”. Com trajetória ligada à sonoridade do “Charm”, profissionalizou-se como DJ e, há quatro anos, criou a rádio online Balada Black Pel. Contatos com o DJ: 8421.7958.
CHARM tornou-se sua identificação como DJ. E a predileção pelo som também teve influências de equipes que animavam festas locais ao final dos oitenta. “Du Charm” menciona a “Laser Mix” de Rudinei Machado e “Painel 860” do DJ Renatinho. Eles tocavam repertório proveniente do Rio de Janeiro. No começo dos noventa, aos quinze anos, Garcia abraçava o “3 em 1”, e animava-se para atender as primeiras solicitações. Em 1997, porém, convite para a parceria no “Black Balanço”. Além do programa na então Alfa FM, também a agenda de festas “black”. A experiência foi a base para a fase solo, consolidando-se profissionalmente. A aprendizagem, diz Garcia, ocorreu na prática, como autodidata, assistindo vídeos, errando e desenvolvendo técnicas de mixagem. Em 2005, programa “Virtual DJ”, e nova etapa com a simulação das “picapes” no notebook. Há quatro anos, Garcia quase desistiu. Com a perda da mãe Clarice Tereza Crespo Garcia, incentivadora da sua dedicação ao Charm, período que desafinou o ritmo do DJ. Mas, lembrando do apoio que recebia da mãe, tratou de reanimar e manter a agenda de apresentações. Para conhecer mais sobre o ritmo acesse: baladablackpel.blogspot.com.br
CULTURA – Na agenda do DJ Du Charm: 10 de abril na “Black Charm”, União Fabril em Rio Grande; 16 de maio, “Groove Chic” no Shanday Pub em Porto Alegre. Para maio, nova edição do ‘Charm na rua’ – primeira foi em fevereiro à avenida Brasil no bairro Simões Lopes, proximidade do viaduto. Garcia criou o evento, inspirando-se no “Eu amo o Charm”, que acontece no viaduto de Madureira no Rio de Janeiro. Ele salienta que, em 2013, teve oportunidade de tocar ao lado do DJ Corello, que trouxe o estilo para o Brasil. O evento ocorreu na capital gaúcha.
RÁDIO online toca ‘charm’ 24 horas. Além de internautas de diferentes regiões do País, também dos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Espanha. Os ouvintes podem interagir através de ‘chat’. Acesse: baladablackpel.com.