ESPAÇO MODELO : Dunas terá centro cultural e esportivo
Um espaço modelo, idealizado pela prefeitura de Pelotas, que contará com um auditório, uma quadra poliesportiva, trilhas para caminhadas e corridas, uma biblioteca, um playground e uma pista de skate. No local também funcionará um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS – Areal). O prefeito Eduardo Leite e equipe visitaram a obra, na avenida Ulisses Guimarães, que deve ficar pronta em oito meses.
Com as paredes erguidas e o próximo passo definido – a construção do contrapiso – o CEU Dunas começa a ganhar forma e gera expectativas na comunidade. Quem atesta é seu José Luiz, um dos líderes comunitários da região que, enquanto conversava com o prefeito na manhã desta quinta-feira (02/04/2015), garantia que os moradores locais já se envolvem no zelo do espaço desde o começo dos projetos. Eduardo verificou o andamento do processo de cada espaço do complexo, que deverá beneficiar em torno de dez mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O prefeito esteve acompanhado pela vice-prefeita Paula Mascarenhas, pelos secretários da Cultura Giorgio Ronna, de Obras e Serviços Urbanos, Paulo Morales, e pelo secretário executivo da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Jair Seidel.
O CEU Dunas, em construção pela Compasso Engenharia Limitada – vencedora da licitação, está orçado em R$ 1.740.661,00, valor oriundo do Ministério da Cultura. Em um terreno de 3.360 m² está sendo construído um complexo de lazer de 1.035 m² área construída que abrigará espaços especiais para cultura, esporte, aprendizagem e capacitação. A maior vantagem da proposta do governo resume-se na integração de diversas ações de inclusão social numa mesma área. Práticas esportivas e de lazer, treinamento e formação profissional, programas e atividades culturais, assim como políticas de prevenção à violência, consistem em algumas das novidades concebidas para o CEU.