GREVE DOS PROFESSORES ESTÁ PRÓXIMA
Uma assembleia na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, poderá marcar o início da greve dos professores das instituições federais de ensino (IFE). Em Pelotas, estão sendo convocados para participar do encontro, os professores da UFPEL, do IFSUL e do CAVG.
A assembleia será realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFPel, às 18h e foi convocada através de edital publicado pela ADUFPel no DIÁRIO DA MANHÃ em sua edição do último sábado (18).
Diferente dos outros anos, a principal reivindicação dos docentes não é aumento de salário e sim melhoria nas condições de trabalho. O sucateamento das universidades e instituições federais de ensino torna precário o ensino, a pesquisa e extensão.
Professores estão sobrecarregados em tarefas administrativas que desviam sua função principal. O reajuste dos salários e a implementação de um plano de carreira, mesmo não sendo o foco, estão entre as pautas.
Após a assembleia local, haverá no dia 26, uma reunião das IFE’s, em Brasília, para informar o resultado das assembleia gerais das seções sindicais e a greve nacional dos docentes das IFE’s será encaminhada. A UFPel possui cerca de 17 mil alunos que, somados a outros 4.000 do IFSul e cerca de 1.100 do CAVG, podem ter suspensas as aulas após a confirmação da greve, já na próxima semana.