GRE-NAL : Clássico pobre e sem gol na Arena
Um simples lance é capaz de modificar um placar, garantir um título ou rebaixamento e, no caso do Gre-Nal deste domingo, o de número 405 da história, transformou uma segunda etapa de equilíbrio em um jogo com um time superior. A expulsão de Geromel, zagueiro tricolor, aos 17 minutos, fez o Internacional tomar conta do jogo. Mas o momento mais aguardado do futebol, o gol, ficou para o próximo domingo. Os rivais ficaram no 0 a 0, na Arena, no primeiro duelo pela decisão do Campeonato Gaúcho. Marcelo Grohe acabou sendo o principal responsável por manter o zero no placar ao frustrar as investidas coloradas.
Por ter feito a melhor campanha até a decisão, o Inter tem apenas a vantagem de fazer o segundo e decisivo jogo na condição de mandante. Ou seja: novo 0 a 0 garantirá penalidades máximas no Beira-Rio. Igualdade com gols garantirá o título ao Grêmio, pois o gol na casa do adversário é critério de desempate. Quem vencer fatura o título. O Inter luta pelo penta consecutivo. O Tricolor tenta findar jejum que vem desde 2010.
O Grêmio começou melhor e fechou o primeiro tempo com leve superioridade. Marcelo Oliveira, logo com um minuto de jogo, caiu na área protestando pênalti. Não levou. O time de Felipão estava melhor espalhado pelo gramado. Ganhou, ainda, os flancos pela formação adotada pelo adversário. O Inter concentrou seus jogadores no centro e acabou sem espaços, sem criatividade.
No segundo tempo o Inter mudou e espelhou a formação do Grêmio. Nico Freitas deu lugar a Valdívia. E um lance poderia mudar a história da partida ainda no começo da etapa final. Valdívia recebeu de Geferson, driblou Pedro Geromel e foi derrubado. O defensor gremista já tinha amarelo, e recebeu o cartão vermelho. Grêmio com 10 e mais 28 minutos para a bola rolar.
O Inter passou a mandar no jogo. Aos 24 minutos, Geferson cruzou e Sasha bateu forte, de dentro da área. Marcelo Grohe defendeu milagrosamente. Só o Inter jogava. Aos 35 minutos, a tabela entre Nilmar e Aránguiz acabou em conclusão para fora. Com inferioridade numérica, o Grêmio tratou de tentar ganhar tempo. E conseguiu até o fim do embate.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 x 0 INTERNACIONAL
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Maicon (Walace), Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas (Cristian Rodríguez) e Luan; Braian Rodríguez (Erazo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
INTERNACIONAL: Alisson; William, Alan Costa, Ernando e Geferson; Nico Freitas (Valdívia), Rodrigo Dourado, Aránguiz, D’Alessandro (Anderson) e Eduardo Sasha (Rafael Moura); Nilmar – Técnico: Diego Aguirre.
ARBITRAGEM: Anderson Daronco, auxiliado por José Javel Silveira (RS) e Julio César Rodrigues dos Santos.
CARTÕES AMARELOS: Maicon, Geromel e Marcelo Grohe (GRE); Nico Freitas, Aránguiz, Alisson e Valdívia (INT)
CARTÃO VERMELHO: Geromel, do Grêmio.
LOCAL: Atena do Grêmio, em Porto Alegre.