Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

KRAV MAGÁ : Método israelense para defesa pessoal

08 maio
10:17 2015

Guarda municipal Cleber Kohls esteve pela segunda vez em Israel, onde aprimorou o aprendizado para as aulas que ministra em Pelotas

 Por Carlos Cogoy

Maratonista Cleber Kohls participou da prova de 42 quilômetros em Jerusalém

Maratonista Cleber Kohls participou da prova de 42 quilômetros em Jerusalém

Ele lançou apelo numa campanha com cotas para apoiadores. O resultado foi insuficiente para arcar com o projeto – Maratona e cursos do método de defesa pessoal Krav Magá em Israel.  Mas o guarda municipal Cleber Kohls não desistiu do desafio. Para viabilizar as três semanas no Oriente Médio, além do apoio da esposa Rosa, ele vendeu o carro. Em março, participou da Maratona de Jerusalém e, mesmo sem recursos para curso que havia programado, treinou com grupo que segue os fundamentos do criador do Krav Magá. Há três anos ele ministra aulas do método israelense de defesa pessoal. Pioneiro ao trazer para o interior do Estado, o ensino e prática da técnica, menciona que o aprendizado pode começar aos seis anos. As aulas acontecem de segunda a quinta às 19h30min na Sociedade Israelita – rua Santos Dumont 303, esquina Cassiano. Já as segundas, quartas e sextas às 21h, bem como terças e quintas – 9h e 11h -, aulas na Academia Augusto Saleh, à avenida Juscelino K. de Oliveira 4.087. Informações no ‘Face’ Cleber Kohls ou nos fones: 8466.1997 (Oi); 8104.1504 (Tim). Email: [email protected]

Pelotas poderá receber mestre israelense em dezembro

Pelotas poderá receber mestre israelense em dezembro

MARATONA – No currículo do corredor Cleber, doze maratonas, cinco “ultras” e mais de trinta competições de menor percurso. Sobre a prova em Jerusalém: “No percurso, subidas e descidas constantes. Mas foi a maratona mais bem organizada que já participei, nota 10, e também haviam mais brasileiros. Além disso, corredores africanos de elite. A população participou em todo o percurso, gritando palavras de incentivo em inglês e hebraico. As crianças esticavam suas mãozinhas para tocar nos corredores, o calor humano foi muito intenso e importante”. Junto à Prefeitura, Cleber foi dispensado da escala de serviço na Guarda, e teve autorização do prefeito para deixar o País. Assim, oportunidade para rever o Muro das Lamentações, igreja do Santo Sepulcro, a cidade velha de Jerusalém, caminhada descendo a Montanha Gilboa. Com apoio do amigo Amy Lugassy, hospedou-se no Kibutz Al Ytzhak, visitou Nazaré, mar da Galiléia e rio Jordão.

TREINAMENTO – Prestes a completar 25 anos na Guarda Municipal, Cleber lamenta que o aprendizado do Krav Magá ainda não tenha  sido implantado para o treinamento dos colegas. Ano passado, numa estada de dez dias ele fez curso em Israel. Neste ano, o dinheiro não deu para o curso programado. No entanto, participou de treinamentos em Bet Yeoshoua, Bem Yehuda, Instituto Wingate – local no qual o criador do Krav Magá ministrou aulas – e parque Yarkon em Tel Aviv. “Em Israel tive a oportunidade de treinar com mestres de uma escola tradicional de Krav Magá, que é registrada no Ministério da Educação e Desporto. Trouxe o programa técnico para trabalhar com meus alunos, e planejo trazer o Meste Ron Rotem para ministrar seminário em Pelotas. Possivelmente em dezembro, então existe a chance de um mestre de Krav Magá israelense da linhagem de Ely Avikzar, aluno direto do criador do K.M., vir ao Brasil e destacar nossa cidade no cenário mundial de eventos do gênero, que geralmente ocorrem apenas em capitais”, diz.

SEGURANÇA – O Krav Magá às vezes é considerado violento. Cleber avalia: “A objetividade e simplicidade do Krav Magá dão maior segurança ao profissional da área de segurança no que tange a autopreservação e a preservação da integridade do cidadão em conflito, quando se fizer necessário o uso da força física. Ao cidadão comum recomenda-se nunca reagir em caso de assalto, mas se tiver sua integridade física ameaçada, o Krav Magá confere os recursos necessários para uma reação rápida e eficiente. Quanto ao que se fala sobre o Krav Maga ser violento, posso dizer que as pessoas são violentas, não as artes marciais em geral. Você recebe uma ferramenta para utilizar, e usando o livre arbítrio decide o que fazer com ela. Vale para qualquer coisa, mas se a pessoa fizer mau uso terá de arcar com as consequências”.

Cleber treinou com grupo que segue fundamentos do criador do K.M.

Cleber treinou com grupo que segue fundamentos do criador do K.M.

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções