Agroecologia e Cicloturismo : Pedal Curticeira é parceiro na promoção que será realizada em Canguçu, com inúmeros atrativos para valorizar a produção do interior e o contato com a natureza
No dia 17 de maio, acontecerá a 3ª edição dos Roteiros Agroecológicos de Cicloturismo Rural da Serra dos Tapes, RS, programa de desenvolvimento rural desenvolvido através da parceria entre Embrapa Clima Temperado e Movimento Pedal Curticeira e que conta com o apoio da JL Casarin e Associação dos agricultores ecológicos da Região Sul (Arpa-Sul), sendo a aproximação do público urbano e rural através do cicloturismo temático com foco na produção de alimentos ecológicos.
O destino desta vez será as localidades da Coxilha dos Campos e Coxilha dos Silveira em Canguçu, local em que já tivemos a oportunidade de conhecer em 2014 (ver evento), mas desta vez serão 3 as propriedades que teremos a oportunidade de conhecer e que aboliram o uso de agrotóxicos, sendo duas delas vinculadas à Arpa-Sul, comercializando seus produtos na Feira Ecológica da Arpa-Sul e outros espaços de consumo de alimentos.
A atividade inicia a partir das 7:00 horas da manhã com a concentração dos participantes na frente da JL Casarin (Av. Bento Gonçalves esquina Deodoro) e acomodação das bicicletas no caminhão. A partida de ônibus está marcada para as 7:30 em direção à primeira propriedade visitada, ponto inicial do roteiro de cicloturismo e local onde será servido o café colonial.
Depois do roteiro previsto de aproximados 14 quilômetros de pedalada, o grupo visitará mais 2 propriedades cuja atividade agroecológica e agroindustrial se dão de maneira complementar. Após o almoço colonial, o grupo fará uma caminhada até o alto da pista de vôo livre, de onde é possível avistar a região de sob olhar panorâmico.
É permitida a participação de não-ciclistas, isto é, de pessoas interessadas na experiência turística agroecológica e que não dispõe de bicicleta ou não desejam pedalar.
Os primeiros 10 inscritos na JL Casarin ganham um conjunto de sinalizadores luminosos para pedalar a noite com maior visibilidade e segurança.
As inscrições para participar da atividade estão sendo realizadas na JL Casarin e também podem ser feitas através de depósito em conta, solicitando os dados bancários através do email [email protected] ou dos telefones (53) 8138 8033 e (53) 8426 3664.
ROTEIROS AGROECOLÓGICOS
Iniciado em março de 2014, este trabalho visa integrar diferentes atores sociais para o desenvolvimento de atividades de turismo rural da Serra dos Tapes, que lança mão da bicicleta como dispositivo de aproximação de um urbano e um rural ecologizados, que agem e interagem com o seu ambiente, orientados pelos sentimentos prazerosos de troca, aprendizado e valorização de bens, conhecimentos e cultura que conformam o território e lhe atribuem identidade.
Objetivos específicos
Difundir e valorizar a cultura de produção rural familiar de base ecológica; Valorizar práticas, paisagens e produtos de base ecológica; Sensibilizar para práticas de sustentabilidade socioambiental no meio urbano e rural; Vincular aspectos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Rural às práticas de cicloturismo; Aproximar e fomentar vínculos afetivos, econômicos e culturais entre agricultores de base ecológica e potenciais consumidores de seus produtos; Diversificar a economia e valorizar o produtor e cultura agroecológica; Promover saúde, bem estar e qualidade de vida de produtores rurais e demais grupos sociais envolvidos; Criar nichos de integração, desenvolvimento de ideias e ações de fomento a iniciativas de produção e consumo agroecológico; Materializar valores de bens como paisagens, relevo, biodiversidade, o saber-fazer, cultura e gastronomia.