Fiscais recolhem uma tonelada de produtos lácteos no comércio
Em vistoria de rotina, equipes da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde (SMS) apreenderam na tarde da última terça-feira mais de uma tonelada de produtos lácteos armazenados com temperatura superior à regulamentada por lei.
Os produtos guardados nos balcões de refrigeração estavam com temperatura entre 18 e 19°C, quando o ideal para alimentos sob refrigeração é de 5°C, com margem de tolerância que varia até 10°C.
Esta foi a segunda etapa da Operação “Pente Fino”. A primeira foi realizada no mês de janeiro nos comércios de atacado e varejo de Pelotas. Foram apreendidos produtos de origem animal e pizzas. Outro problema encontrado pela Visa foi nas ilhas de congelamento dos refrigeradores. Devido à sobrecarga, as pizzas não estavam congeladas, o que danificou o alimento. Os produtos foram encaminhados à Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos do Município.
A Visa orienta o consumidor a sempre verificar os seguintes itens nos balcões e ilhas de refrigerados e congelados:
- A temperatura dos termômetros deve estar em torno de 5ºC para resfriados e -18ºC (dezoito graus negativos) para congelados;
- As embalagens não devem estar “suadas”, isso indica que houve descongelamento ou temperatura superior à adequada (por queda de energia ou até mesmo por desligamento dos balcões e ilhas por economia)
- Verificar se as ilhas apresentam quantidade de alimentos acima do limite, o que deixa o produto que deveria estar congelado apenas resfriado.