COPINHAS : A atividade da Dupla Far-Pel
Lobão e Fantasma farão clássicos pelotenses nas competições do segundo semestre deste ano
Pelotas e Farroupilha voltam a se enfrentar no segundo semestre desta temporada. As duas equipes aparecem no Grupo C da Copa Valmir Louruz, que será disputada a partir do dia 2 de agosto. A Dupla Far-Pel vai jogar também a Copa Luiz Fernando Costa, que é disputada no sistema mata-mata. Pelo terceiro ano seguindo, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) movimenta os times com a realização de duas competições (chamada por alguns, de forma depreciativa, de “copinhas).
A mudança em relação aos anos anteriores é que não haverá as copas regionais, as quais definiam seus campeões separadamente. Agora, os times estão distribuídos em três grupos na copa que homenageia Valmir Louruz. O ex-jogador e ex-treinador faleceu no dia 29 de abril.
No Grupo A estão Palmeirense, Marau, Gaúcho e União Frederiquense; no B – Grêmio, Cruzeiro, Brasil de Farroupilha, Juventude e Novo Hamburgo; no C – Inter, São José, Lajeadense, Pelotas e Farroupilha. Classificam-se para a segunda fase, os três primeiros do Grupo A; e os quatro melhores dos B e C, além do quinto de melhor campanha desses dois grupos de cinco equipes. A competição vai ser realizada até o dia 1º de novembro.
MATA-MATA – As mesmas 14 equipes da Copa Valmir Louruz vão disputar a Copa Luiz Fernando Costa (ex-assessor jurídico da FGF e ex-dirigente do Inter, que morreu em fevereiro). Também haverá a participação de Santo Ângelo, Igrejinha, Aimoré e Três Passos, totalizando 18 times. Os confrontos são eliminatórios e disputados no sistema de ida e volta. Os cruzamentos serão definidos por sorteio. Os dueles da primeira fase serão conhecidos na segunda-feira.
O curioso é que na primeira fase se classificam os nove vencedores de confrontos e mais um “eliminado” – definido pelo índice técnico. Já na segunda fase se classificam três perdedores de confronto. As competições do segundo semestre dão uma vaga na Copa do Brasil e outra na Série D do Brasileiro.