ABRIGOS : Servidores participam de Fórum de Adoção
A equipe técnica e supervisores da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) participará, neste sábado, do 3º Fórum Estadual da Adoção. Doze servidores que trabalham nos seis abrigos de crianças e adolescentes mantidos pela prefeitura de Pelotas vão se deslocar até Porto Alegre em busca de aprofundar seus conhecimentos.
“A qualificação, capacitação e fortalecimento do nosso serviço de apadrinhamento afetivo e de adoção como um todo em Pelotas é de extrema importância e ver que nossos servidores se entusiasmaram e quiseram participar do fórum me deixa extremamente feliz”, salientou o secretário da SJSS, Tiago Bündchen.
O evento abordará temáticas como: A entrega da crianças em relação à tutela; A legalidade da busca ativa – onde e como buscar pessoas para acolher através de tutela, apadrinhamento afetivo ou adoção; Reinserção comunitária: o que fazemos após os 18 anos?
APADRINHAMENTO AFETIVO
Ontem a Casa dos Conselhos acolheu a primeira reunião de capacitação para os candidatos ao apadrinhamento afetivo.
O apadrinhamento afetivo deve ser realizado por pessoas dispostas a dispensar carinho e afeto para crianças e/ou adolescentes que residem em um dos cinco abrigos da prefeitura – a Casa do Carinho não participa deste projeto. “Quando as crianças saem da Casa do Carinho diminuem as chances de adoção, em virtude da idade, e aumenta a importância do apadrinhamento afetivo, pois estes pequenos necessitam de afeto da parte dos dindos e é uma possibilidade, já que eles não têm um lar, de terem carinho”, explicou Bündchen.
ADOÇÃO
O cadastro para a lista de candidatos à adoção é feito no Sistema Judiciário. A partir deste registro são realizadas as entrevistas sociais e psicológicas e é encaminhado todo o processo de adoção.