GREVE DO JUDICIÁRIO : Servidores realizam ato hoje
Os servidores do Judiciário estadual, em greve desde 25/06, realizarão hoje um Grande Ato Estadual em frente à sede do Tribunal de Justiça (Borges de Medeiros, 1565, Porto Alegre). O ato, que começa com almoço comunitário na Praça Isabel A Católica, culminará com um grande Buzinaço e Panelaço contra os privilégios da magistratura.
Caravanas de servidores paralisados no Interior estão sendo organizadas, e a expectativa é de que o ato reúna mais de mil trabalhadores.
PROGRAMAÇÃO:
12h: Almoço comunitário (salchipão) na Praça Isabel A Católica
14h30: O ato receberá o apoio de colegas do Judiciário Federal, que também está em greve
16h: Mega Panelaço e Buzinaço contra os privilégios da magistratura e cobrando a abertura de uma mesa de negociação entre a direção do TJRS e os servidores.
A greve, que começou no dia 25/06, é parte da luta dos trabalhadores pela valorização. A categoria reivindica:
- – Reposição salarial de 15%;
- Redução da jornada de trabalho;
- Construção de um Plano de Cargos e Salários negociado com os servidores;
- Definição de um calendário de reposição das perdas salariais;
- Reajuste do auxílio alimentação no valor pago aos juízes, R$ 799,00.
Também faz parte das pautas da greve o combate aos privilégios que a magistratura se autoconcede, como o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação retroativo, pois a categoria entende que essas mordomias drenam para uma minoria parte significativa do orçamento do Judiciário, num contexto em que a direção do Tribunal de Justiça alega carência de recursos para valorizar a maioria.