DIA DO PATRIMÔNIO : Programação aborda lagoa, rios e canais
A antropóloga Marta Bonow Rodrigues e a turismóloga Louise Prado Alfonso falarão sobre “Lagoa, rios, canais: caminhos que permeiam relações em Pelotas” no “Conversas do Dia do Patrimônio” desta terça-feira, às 18h, no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório. As Conversas são abertas ao público.
CURRÍCULO DAS PALESTRANTES:
MARTA BONOW RODRIGUES é graduada e mestre em Antropologia pela UFPel e trabalha com arqueologia e antropologia da escravidão junto ao Projeto “O Pampa Negro – Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Rio Grande do Sul (1780-1888)”. Trabalha com patrimônio cultural – atua junto ao Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) – Lida Campeira na Região de Bagé (UFPel e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN). Pesquisa o tema de trabalho doméstico na escravidão e na atualidade em uma perspectiva da arqueologia pública. Integra o Conselho Municipal de Cultura na área de Memória e Patrimônio.
LOUISE PRADO ALFONSO é bacharel em Turismo pela PUC de Campinas, mestre em Antropologia Social pela Unicamp e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e desenvolve projeto de pós-doutorado na UFPel. Estuda as diversas compreensões dos bens patrimoniais a partir da multidisciplinaridade, envolvendo reflexões da arqueologia, da antropologia, do turismo e da sociomuseologia. Compreende o patrimônio arqueológico como gerador de novas práticas, portanto desenvolve projetos com diferentes comunidades, em especial comunidades tradicionais, propondo a gestão participativa dos bens patrimoniais de modo a gerar melhorias para as populações. Foi consultora e coordenadora de projetos de Educação Patrimonial em diferentes estados do país, entre 2008 e 2013.