GUADALUPE : Programação da Romaria é lançada
A 30ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe será realizada no dia 25 de outubro, no Santuário da Cascata. Porém, uma vasta programação foi elaborada para preparar o momento – e também após ele.
As diversas atividades previstas foram apresentadas quinta-feira, em missa presidida pelo chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), arcebispo Dom Jacinto Bergmann. Estão previstas a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe nas cinco áreas pastorais da Arquidiocese, reflexões e orações em grupos, Simpósio Mariológico, tríduo preparatório e romaria vocacional.
A celebração de lançamento foi concelebrada pelos presbíteros da Arquidiocese, incluindo das Dioceses de Rio Grande e Bagé, além dos bispos Dom Gílio Felício e Dom José Mário Stroeher. Participou, também, Dom Ângelo Domingos Salvador, assessor do curso de formação que ocorreu na Arquidiocese.
Junto ao louvor pela evangelização ao longo de 30 anos, os presentes oraram para que os povos da América Latina possam crescer constantemente na fé. Dom Jacinto, ao saudar presbíteros, religiosos e leigos, incluindo a reitoria da UCPel, falou que o grande objetivo é celebrar a presença de Nossa Senhora de Guadalupe – padroeira da América Latina e da Arquidiocese, Estrela da Evangelização e Mãe das Comunidades – na Arquidiocese. “Nossa força está na presença de Nossa Senhora de Guadalupe em nossa Arquidiocese, fazendo memória e atualizando, com forte incidência em nossa caminhada, os 30 anos de Romaria”, disse.
Dom Jacinto falou, também, sobre a origem da Romaria, que começou com uma peregrinação do quadro-imagem em todas as paróquias, iniciativa do bispo emérito Dom Jayme Chemello.
Segundo o arcebispo, a intenção é vivenciar o lema, “Com Maria, Jesus e José, ser família”, celebrando a presença da mãe que quis e continua querendo o bem de seus filhos. “Uma mãe que quis que seus filhos fizessem o bem uns aos outros. Que não briguem entre si, mas se alegrem uns com os outros. Temos a tendência de ver o lado ruim uns dos outros e isso magoa uma mãe. O que a mãe quer é que procuremos ser bons”, disse.
Dom Jacinto falou, ainda, que a comunidade é guiada para ser, sob a presença de Maria, uma Igreja mais missionária – anunciando Jesus -, solidária – vivenciando o amor concretamente – e discípula – seguindo a Cristo. “Precisamos de fato ser essa Igreja”, conclamou.
PROGRAMAÇÃO:
Julho, agosto, setembro e outubro
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe nas cinco áreas pastorais da Arquidiocese
Agosto, setembro e outubro
Reflexão e oração nos Grupos Bíblicos dos Roteiros do Rosário Missionário e Mês da Bíblia
28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro
Simpósio Mariológico na UCPel
21, 22 e 23 de outubro
Tríduo Preparatório da 30ª Romaria: Dia das Crianças (quarta-feira), Dia dos Adultos (quinta-feira) e Dia dos Jovens (sexta-feira)
25 de outubro
30ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, no Santuário da Cascata
12 e 13 de dezembro
Romaria Vocacional dos Jovens à Nossa Senhora de Guadalupe, no Santuário da Cascata