MUITO MAIS QUE DOAÇÃO : Campanha exitosa do The Street Store
No último domingo, Pelotas recebeu a 240ª edição do The Street Store, evento criado na África do Sul e que rapidamente se espalhou pelo mundo, com o conceito de arrecadar doações para serem “vendidas” sem custo nenhum em uma loja de rua.
Cerca de 130 moradores de rua e famílias carentes foram ao Largo do Mercado Público escolher suas roupas e acessórios. Em um período de 40 dias foram arrecadadas mais de mil peças de roupas, calçados, acessórios, brinquedos e roupas de cama – que ainda ganharam reforço de pessoas que levaram mais doações ao longo do evento, ocorrido das 12h às 17h. Foram 35 voluntários divididos em turnos e tarefas que auxiliaram ao público a escolher, experimentar e decidir quais peças levar.
“A emoção deles tomou conta de nós ao longo do dia. Foram sorrisos e lágrimas em meio ao trabalho que fizemos”, declarou uma das idealizadoras do evento, Cherrine Cardoso. Para ela, mais que aquecer o corpo de quem participou, se aqueceu a alma, pois estimulou a auto estima e se valorizou a dignidade dos beneficiados, já que para muitos foi a primeira experiência de “compra”. Além de sacolas cheias, alguns participantes saíram com novos cortes de cabelo e puderam degustar chocolates gourmet. “A nossa meta era oferecer novas experiências a eles e ficamos muito felizes com o resultado, para alguns foi a primeira vez que cortaram cabelo com um profissional”, comemorou Cherrine, já anunciando uma nova ação para o fim deste ano.
Com realização da Escola do Método DeRose em Pelotas, DCE da UFPel e Rotaract Club Pelotas Oeste, a iniciativa ganhou apoio da Prefeitura Municipal – que autorizou o uso do espaço público e envolveu servidores da Secretaria de Justiça Social – e das empresas Pexter Logística, Bravo! Agência de Conteúdo e Eventos, Santa Anna Ideias em Movimento, Mercado Skate Shop, Studio Kazi Hair, Academias Viva, Satolep Cook, Crewative Cool Stuff e Espaço de Arte Daniel Bellora.