ESCOLA AREAL : Orquestra estudantil no parque da Baronesa
Sexta-feira às 14h no Parque da Baronesa, apresentação da Orquestra Estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio Areal
Por Carlos Cogoy
Sob a coordenação dos professores Jean Gularte e Lys Márcia Ferreira, a Escola Estadual de Ensino Médio Areal dispõe de Orquestra Estudantil. O projeto começou a ser desenvolvido ao final de 2014, quando a escola recebeu setenta instrumentos musicais. O “kit” foi repassado pela gestão anterior do governo gaúcho. De acordo com os organizadores, o projeto tem transformado o cotidiano escolar. Com apoio da direção, a Orquestra reúne alunos da escola situada no bairro Areal. Em destaque, divulga Lys Márcia, além das apresentações na escola, em menos de três meses o grupo já teve o desafio de tocar no palco da Fenadoce.
VALORIZAÇÃO do aprendizado artístico com a integração da comunidade escolar. Alguns dos principais objetivos da programação da Orquestra Estudantil nesta semana. A professora de música menciona que, assinalando a conclusão do primeiro semestre, apresentação acontecerá no Parque da Baronesa. “O evento programado para sexta, será um piquenique musical de confraternização pelo encerramento do primeiro semestre letivo deste ano. Então, antes das crianças saírem de férias, pensamos em registrar mais um momento cultural envolvendo alunos, professores, funcionários e familiares. E a iniciativa está sendo proporcionada pelo projeto de formação da Orquestra Estudantil Areal. Desde o ano passado, à frente da disciplina de música, houve o empenho para que se organizasse o grupo. Com isso, motivação dos alunos, apoio dos familiares, professores e direção. Ensaiamos e observamos que o projeto está revolucionando a rotina da escola”, acrescenta a educadora Lys Márcia. O “Piquenique musical” será aberto à participação da comunidade, e o local é um dos espaços públicos mais aprazíveis do bairro Areal.
INSTRUMENTOS do “kit” distribuído a cinquenta escolas no Estado: piano eletrônico; dez violões; dez violinos; uma viola; um violoncelo; um contrabaixo elétrico; dez flautas doce soprano barrocas; dez flautas doce contralto barrocas; duas guitarras; um amplificador de contrabaixo; um amplificador de guitarra; uma bateria; dez estantes de partituras; duas escaletas; dez pandeiros; dois triângulos; um ganzá de platinela; dois bumbos com talabarte baqueta; dois taróis; um reco-reco; um microfone; dois pandeiros meia-lua e três afinadores para instrumentos de cordas.