CHUVARADA : Águas começam baixar e Prefeitura faz mutirão
Apesar das fortes chuvas durante o fim de semana, o volume já diminuiu em mais de 50 mm em algumas áreas. Mesmo com a redução da chuva e diminuição dos pontos de alagamento, a Defesa Civil orientas as famílias desabrigadas a esperar alguns dias para voltar para casa em segurança.
No Cedrinho, na Colônia Z3, três famílias precisaram sair de casa devido à cheia do arroio – são cinco adultos e sete crianças, sendo uma com apenas cinco dias de vida. Elas foram abrigadas no Salão Paroquial com a supervisão da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) e apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras/SJSS). Uma idosa também foi socorrida pela Defesa Civil, que a retirou de sua casa, na Balsa, e levou-a para a casa de parentes.
Além destes, os pontos considerados mais críticos são a Vila Princesa, Jardim de Alah, Sítio Floresta, Mario Meneghetti, Saldanha Marinho e Gomes Carneiro. A estrada de acesso à Z3 esteve interditada para carros pequenos e motos e agora, com o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já está liberada, porém os motoristas devem estar atentos, já que ainda há muitos buracos, que só poderão se consertados quando o solo estiver seco; e pelo barro que permanece.
A Defesa Civil continua monitorando todos os pontos da cidade e pode ser contatada pelo telefone 156, em horário comercial; ou pelo telefone da Guarda Municipal – 153 – 24 horas por dia.
REGISTROS da precipitação acumulada nas últimas 72 horas em Pelotas:
Às 13h desta segunda (20/7) Às 21h de ontem (19/7)
Areal 104 mm 137 mm
Centro 114 mm 118 mm
Fragata 107 mm 153 mm
Colônia (Sinotti) 99 mm 120 mm
Fonte: aparelhos instalados em Pelotas e monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).