Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Assistência Estudantil em pauta na UFPel

21 outubro
18:33 2013

Assistência Estudantil UFPelGarantir a permanência de estudantes de graduação em vulnerabilidade econômica é o foco da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) que vem desenvolvendo diversas ações para melhorar e ampliar os projetos de auxílio ofertados pela unidade. A apresentação dos trabalhos desenvolvidos e a avaliação das metas do início da gestão ocorreram durante a audiência pública da PRAE no sábado (19), no Centro de Integração do MERCOSUL.

Com uma projeção orçamentária para o ano de 2013 de cerca de R$ 8 milhões para atender um total de 3405 bolsistas, a PRAE trabalha com um orçamento limitado tendo em vista que quando foi aprovado pelo governo, em agosto de 2012, ainda não estava prevista a oferta de 40% das vagas para cotistas, o que ampliou a demanda de bolsas em 2013. Em 2014 o orçamento será maior o que possibilitará a ampliação do atendimento.

A pró-reitora, Rosane Brandão, abriu o encontro com a notícia da entrega do primeiro andar da Casa dos Estudantes que ocorrerá na próxima semana. O andar foi reformado para melhorar a qualidade da moradia dos estudantes. Rosane também destacou a iniciativa da atual administração de isentar da taxa do CIC e dos cursos de Línguas os estudantes que participam dos programas de auxílio. Entre as ações que serão entregues à comunidade na sequência está o fornecimento de refeição com o preço de dois reais e o reajuste do auxílio moradia.

O vice-reitor, Carlos Mauch, ressaltou que há alguns entraves para o cumprimento das metas de gestão e que a falta de recursos financeiros e humanos dificultam o processo. “Nosso programa de gestão é para quatro anos e estamos trabalhando para cumprir todas as metas”, disse. Quanto a construção da nova casa dos estudantes, Mauch salientou que a comunidade da UFPel já sabe como quer a moradia e garantiu que ela será digna.

Durante a apresentação dos avanços da Coordenação de Integração Estudantil, Janaína Guerra, falou sobre as inscrições para as bolsas do próximo semestre que já serão online, inclusive com o agendamento da entrevista com as assistentes sociais.

O coordenador de Políticas de Assistência Estudantil, Romério Kunrath, destacou o comprometimento da Coordenação na construção de políticas voltadas à cultura, esporte e lazer, com a criação de espaços de convívio acadêmico.

Sobre a Coordenação de Benefícios, Vagner Ortiz, explicou o reajuste do auxílio moradia que passará para R$ 340 no próximo semestre. O reajuste será feito de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e, segundo Ortiz, era uma necessidade na UFPel tendo em vista que o auxílio não era reajustado desde sua criação em 2010 e, em contrapartida, o mercado imobiliário sofreu uma valorização no período.

Pesquisa

A PREC realizou uma pesquisa, entre os meses de maio e agosto de 2013, para conhecer melhor as características dos bolsistas da UFPel. Dados como religião, cidade de origem, renda familiar e faixa etária qualificaram os serviços prestados pela unidade.

Considerações

No final das apresentações, foi aberto um tempo para as considerações e participação dos estudantes presentes. Outros assuntos de interesse dos estudantes entraram em debate como o fornecimento de água e energia, bibliotecas, Proasa, atendimento odontológico e alojamentos provisórios para os estudantes ingressantes.

Os estudantes interessados em conhecer melhor e tirar dúvidas sobre os serviços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis podem comparecer na segunda audiência da PRAE que ocorrerá na terça-feira (21), das 12h30min às 14h, no auditório da FAEM, no campus Capão do Leão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções