GOVERNO DO ESTADO : UCPel teve agenda na Casa Civil
Na terça-feira, uma comitiva de Pelotas esteve reunida com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Márcio Biolchi, para tratar de assuntos de interesse da comunidade pelotense, envolvendo a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
O grupo foi liderado pelo arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior e pelo prefeito de Pelotas e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul, Eduardo Leite. A comitiva formada por um grupo de 35 integrantes contou com diversas representações da região Sul, como as entidades que integram a Aliança Pelotas, Corede Sul, vereadores, coordenadores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), representantes dos deputados federais, Sindicato dos Professores, lideranças da Arquidiocese de Pelotas e da própria UCPel.
A atividade deixou o gabinete da Casa Civil repleto e teve como eixo central de discussão propostas de saneamento de dívidas da UCPel com o Banrisul por meio da oferta de imóveis de sua mantenedora, a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC). A reunião também contou com a presença das diretorias jurídica, comercial e de crédito do Banrisul.
Na ocasião, o reitor Bachettini teve a oportunidade de apresentar o processo de reestruturação que a UCPel vem passando desde o ano de 2012 com a implantação do Planejamento Estratégico da instituição. Os resultados já podem ser percebidos em índices como o EBITDA, que vem crescendo a cada ano, ficando muito próximo das grandes instituições de ensino do Brasil, e demonstrando que “o negócio UCPel”, bem gerido, tem resultados positivos. Também ações de reestruturação das dívidas tributárias por meio do PróIES foram possíveis por meio do trabalho da equipe de gestão da Universidade.
Também foi bastante destacado o impacto social que a UCPel tem na comunidade da região Sul do estado, como as ações de seu complexo de saúde, com mais de 110 mil atendimentos ao ano e todos os benefícios dos projetos sociais na vida de diversas pessoas da cidade. Tudo isso, além de ser um centro de formação de várias áreas do conhecimento, com qualidade reconhecida pelo MEC com nota 4 (de no máximo 5) e um índice de empregabilidade acima de 80%. Esses números demonstram – e há um consenso entre as representações da comunidade de Pelotas – que uma possível ausência da UCPel na região causaria um grande abalo para o poder público e para as famílias que são assistidas pelas diversas ações da Universidade.
A proposta da UCPel está alinhada à necessidade da Secretaria de Educação do Estado em disponibilizar uma infraestrutura adequada para acolher alunos da rede estadual de educação, que, em muitos casos, está sediada em prédios locados (com alto custo para o governo) e de estrutura precária.
A reunião foi um primeiro encontro que abriu as portas para essa negociação. A proposta será analisada pela diretoria do Banrisul, devendo gerar novas agendas entre a liderança da UCPel e os órgãos do Governo do Estado.
COMITIVA DE PELOTAS:
- Dom Jacinto Bergmann – Arcebispo de Pelotas e Chanceler UCPel
- José Bachettini Júnior – Reitor – UCPel
- Eduardo Leite – Prefeito de Pelotas – Presidente da Azonasul
- Sérgio Cogoy – Aliança Pelotas – SECOVi
- Ricardo Ferreira – Aliança Pelotas – SINDUSCON
- Gilmar Bazanella – Aliança Pelotas – SINDILOJAS
- Max Michels – Aliança Pelotas – Associação Comercial de Pelotas
- Roselani Silva – Presidente COREDE SUL
- Luiz Henrique Cordeiro Viana – Vereador Pelotas
- Antônio Carlos Brod – Coordenação – 5ª CRE
- José Francisco Conceição – Coordenação – 5ª CRE
- Luis Fernando Parada – Gerente Regional SESC
- Jorge Framil – Assessor Jurídico da UCPel
- Eduardo Macluf – Advogado Martinelli
- Cláudio Gastal – Presidente Executivo MBC
- Amarildo Pedro Cenci – Presidente SINPRO-RS
- Patrícia Giusti – Pró-Reitora Acadêmica UCPel
- Eduardo Santos – Pró-Reitor Administrativo UCPel
- Valdir Schaffer – Diretor HUSFP/UCPel
- Moema Chatkin – Diretora do Centro de Ciências da Vida e Saúde da UCPel
- Sylvio Motta – Coordenador do ITEPA da UCPel
- Fábio Castro Neves – Coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel
- José Weykamp da Cruz – Coordenador de Graduação da UCPel
- Padre Valdeir Silva – Ecônomo da Mitra Pelotas
- Cleiton Decker – Comunicação UCPel
- Assessores do Deputado Federal Giovane Cherini
- Assessores do Deputado Federal Jerônimo Goergen