PRONTO SOCORRO : Prefeitura e UFPel discutem parcerias
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, estiveram no gabinete do prefeito Eduardo Leite ontem para tratar de projetos comuns, como o Pronto Socorro de Pelotas (PSP).
A secretária de Saúde, Arita Bergmann, que acompanhou a reunião, falou sobre as dificuldades que o Pronto Socorro vem enfrentando. O PSP dispõe de um total de R$ 1,25 milhão em recursos, sendo que somente a folha mensal dos servidores compromete entre R$ 900 mil e 950 mil deste montante.
A UFPel tem um atraso no repasse da sua parte desde abril. O reitor apresentou uma proposta, que a partir de agosto deve compensar os meses descobertos. Proposta bem recebida pelo prefeito e secretária, pois desafogará as contas do PSP.
Outro ponto de interesse das duas partes é a permuta de prédios. Está em negociação a cedência integral para a UFPel do prédio do Sanep onde hoje, na parte superior, funciona o Conservatório de Música, em troca do prédio onde funcionava o Ibama.
Del Pino também falou sobre outros projetos, como a utilização de fibra óptica para melhorar a comunicação – internet e telefonia – e a situação do Grande Hotel, que ainda passa por processos de ajuste para que seja definida.