Secult promove Maratona Fotográfica
Com o objetivo de estimular o gosto pela linguagem fotográfica, a Secretaria de Cultura (Secult) promove nos dias 8, 9 e 10 de agosto a primeira Maratona Fotográfica de Pelotas. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected] até as 12h do dia 7 de agosto, com os documentos previstos no edital do concurso.
Com o tema principal “A Floração dos Pessegueiros” e outros três subtemas, que serão divulgados ao longo da maratona, o concurso se divide nas modalidades “Individual” e “Grupo”. Podem participar tanto os fotógrafos que atuam profissionalmente quanto os demais interessados na área da fotografia.
Serão selecionados ao final da maratona 11 conjuntos de imagens que serão impressas e expostas na Sala Frederico Trebbi do Paço Municipal a partir de setembro. Os participantes poderão usar máquina digital, aparelho celular ou tablet, que gerem arquivos de, no mínimo, 3.0 megapixels, no formato JPEG. Deve ser entregue à comissão organizadora um CD com apenas quatro arquivos: uma foto do tema principal e uma de cada subtema.
O CONCURSO
A I Maratona Fotográfica de Pelotas tem a intenção de fomentar atividades culturais nos diversos territórios do município, destacando e fortalecendo iniciativas da arte da fotografia, revelando, desta forma, diversos talentos e olhares sobre a cidade.
A ideia do projeto surgiu durante as reuniões preparatórias para o evento “Quinzena do Pêssego” e a partir do desejo da prefeitura de incentivar a arte da fotografia na cidade. A artista Daniele Borges foi uma das idealizadoras do concurso.
“A Maratona é um evento novo e importante para a cidade. Pelotas oferece uma riqueza de possibilidades por ter tantas pessoas interessadas em segmentos diferentes da cultura, o que é muito significativo porque serve para nutrir ideias”, afirma a vice-prefeita, Paula Mascarenhas.
O objetivo é realizar o concurso anualmente.
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR
Na modalidade “Individual/Adulto” podem participar as pessoas físicas, de nacionalidade brasileira ou naturalizadas, maiores de 18 anos. Na modalidade “Grupo/Família” podem participar pelo menos dois adultos e uma criança e/ou adolescente entre 7 e 17 anos, de nacionalidade brasileira ou naturalizada. É permitida a participação de estrangeiros legalizados, mediante entrega de comprovação no ato de inscrição.
OS PRAZOS
Cada participante deverá entregar o CD gravado na Secult, das 13h às 18h, no dia 10 de agosto, quando se encerra o concurso. A comissão julgadora vai avaliar as imagens e eleger os melhores conjuntos de fotos seguindo os critérios de avaliação: consonância com o tema e subtemas definidos; criatividade; estética; técnica fotográfica e qualidade informativa.
VOTAÇÃO E PRÊMIOS
A escolha dos melhores trabalhos será feita a partir do voto popular, já que quem vir ao Paço durante a exposição poderá votar nas suas imagens preferidas. Os dois conjuntos fotográficos de cada categoria mais votados serão os vencedores do concurso e premiados da seguinte forma:
PRÊMIO MODALIDADE INDIVIDUAL/ADULTO:
1° Lugar – R$ 2.000,00 + Produtos Culturais do Procultura
2° Lugar – R$ 1.000,00 + Produtos Culturais do Procultura
Prêmio modalidade Grupo/Família:
1° Lugar – R$ 2.000,00 + Produtos Culturais do Procultura + Pacote de Passeio Turístico na Colônia de Pelotas
2° Lugar – R$ 1.000,00 + Produtos Culturais do Procultura
Além disso, será dado o valor de R$ 1.000,00 ao produtor rural responsável pelo cultivo do pêssego que estiver na fotografia premiada em primeiro lugar na modalidade Individual/Adulto.
O edital completo e os anexos estão disponíveis no site da prefeitura de Pelotas, pelo link http://www.pelotas.rs.gov.br/politica_social/cultura/. Mais informações na Secult, pelo telefone (53) 3227-3408.