UFPel recebe presidente de organização mundial de folclore e artes populares
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, ontem, a visita da presidente da IOV – organização mundial de folclore e artes populares -, a filipina Carmen Padilla. Pela primeira vez na cidade, a musicista, que já desempenhou diversos papéis de liderança – inclusive no Ministério da Cultura das Filipinas – veio tratar da possibilidade de transformar a UFPel em um centro para congregar as instituições de ensino superior do mundo ligadas à IOV que trabalham com o tema do folclore e das artes populares.
A IOV foi fundada na Áustria e soma 36 anos de atividades em mais de cem países. Possui vínculo com a UNESCO, no âmbito das ONGS mundiais, organismo com o qual atingiu o nível de relações oficiais.
Carmen Padilla foi recebida pelo pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, pelo assessor da Reitoria, Paulo Koschier, pela coordenadora do Núcleo de Patrimônio Cultural, Francisca Michelon, pelo coordenador de Arte e Cultura, Carlos Oliveira, e pelos professores Thiago Amorim e Carmen Anita Hoffmann.
A UFPel já possui um convênio com a IOV América do Sul. Essa nova relação ampliaria, para âmbito mundial, a atuação da UFPel, tornando-a um centro de convergência da rede de membros da IOV vinculados a universidades pelo mundo afora. “Pelotas seria um núcleo para começar a rede de contatos internacionais”, observou Amorim, destacando a importância de congregar todos os cursos da UFPel ligados ao tema. A partir daí, poderiam ser estabelecidas ações como visitas institucionais, publicações e realização de projetos de pesquisa e extensão em conjunto. “O convênio é muito importante para o trabalho que estamos fazendo”, pontuou Carmen Padilla.
Para o pró-reitor, a iniciativa é bem-vinda e a UFPel procurará apoiar ao máximo esse trabalho. “Para a nossa Universidade a internacionalização é muito importante”, disse, ressaltando a posição geográfica estratégica em função do Mercosul.
Na área de Folclore, a UFPel já destaca-se pelo Núcleo de Folclore (NUFOLK), Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas Populares, Laboratório de Artes Populares Integradas (LAPIS) e pela realização do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas.
A expressiva atuação também na área de patrimônio, a reunião de diferentes ações realizadas na UFPel e a proposta de criação de um grupo de trabalho institucional, de caráter múltiplo, para discutir a criação da rede, foram aspectos mencionados na reunião.
LIDERANÇA
Na semana passada, durante o 4º Congresso Mundial da IOV Jovem, que ocorreu em Nova Petrópolis, o professor da UFPel Thiago Amorim foi eleito presidente mundial (chair) da IOV Jovem. Sua missão será motivar o envolvimento do jovem na cultura popular e folclore. Amorim será auxiliado por duas vices, uma da Rússia e outra do Azerbaijão.