CRPO/Sul comemora 41 anos de criação
Tendo por local sede da Associação dos Inativos da Brigada Militar, em Pelotas, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, (CRPO/Sul), coronel Elizeu Antonio Vedana, confraternizou com seu efetivo em almoço comemorativo aos 41 anos de criação do CRPO/Sul, que começou com homenagens prestadas a policiais militares da ativa e da reserva remunerada.
Ao fazer uso da palavra, o coronel Vedana, destacou a iniciativa da realização do encontro. Enfatizou a importância da união e integração do efetivo, destacando que, mesmo em frente às atuais dificuldades, o efetivo continua agindo com profissionalismo e comprometimento.
HISTÓRICO – O Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul) teve sua origem no Comando de Policiamento de Área 1 (CPA/1). Em 17 de agosto de 1981, foi transferido para a cidade de Pelotas, instalando-se no quartel do 4o BPM, na Avenida Bento Gonçalves, 3207. Teve outros logradouros e, em junho de 1995, mudou-se para o atual endereço: Avenida Bento Gonçalves, 3036.
Em 1997 passou a denominar-se, então, Comando Regional de Policia Ostensiva (CRPO) e em 1998, passa a denominar-se Comando Regional de Polícia Ostensiva – Sul (CRPO/Sul).
Criado a fim de dar apoio ao Comando da Brigada Militar, descentralizando as atividades da corporação, o CRPO/Sul, com responsabilidade territorial na Zona Sul do Estado, tem por missão administrar a execução das atividades de Polícia Ostensiva e de Segurança Pública e também as atividades administrativo-operacionais dos Órgãos Policiais Militares Subordinados.
Compete ao CRPO/Sul planejar, editar, coordenar e estabelecer a política de Comando da Polícia Ostensiva, como também executar as diretrizes operacionais de acordo com as ordens emanadas pelo Comando-Geral da Brigada Militar, exercer a ação disciplinar e a Polícia Judiciária Militar em sua circunscrição territorial, centralizar no Comando os atos de gestão administrativa dos órgãos subordinados, bem como cumprir as demais rotinas definidas institucionalmente. Atualmente possui vinte e sete municípios sob seu Comando sendo eles: 4º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Pelotas.
Entre as ações e operações que o Comando Regional gerencia destacam-se o Policiamento Ordinário, escalado e fiscalizado através dos quatro Batalhões; o Policiamento Comunitário; Operações semanais e mensais de abordagens em estabelecimentos comerciais, bares e pessoas com atitudes suspeitas; Operação Golfinho; Operação Carnaval; Operação Volta às Aulas; Operação Papai Noel e Operação Barreira, Operação viagem Segura. O atual comandante do Comando Regional é o coronel Elizeu Antonio Vedana.
Embora nestes anos tenham ocorrido muitas mudanças na Brigada Militar, voltado para o aperfeiçoamento cada vez maior na busca de atender as necessidades e aspirações da comunidade a que serve, tem este Comando Regional procurado técnica e operacionalmente desempenhar as suas missões de segurança das populações a que atende.