SPAN : Instituição comemora 68 anos de solidariedade e benemerência
No dia 04 de setembro de 1947 nascia a Sociedade Pelotense de Auxílio aos Necessitados (SPAN). Hoje, a instituição se orgulha de uma história de 68 anos de atividades ininterruptas em prol dos necessitados.
Atualmente a entidade presta atendimento a 150 famílias carentes, devidamente cadastradas. A instituição é sempre procurada por necessitados em busca de agasalhos, mantimentos alimentares e outros utensílios. No entanto, todas as vagas estão preenchidas A SPAN é mantida por um grupo de colaboradores voluntários e financiada por mais de 270 associados. A colaboração mensal mínima é de R$ 10,00 e os interessados podem ir até a SPAN, na rua XV de Novembro, 757, ou entrar em contato pelo telefone 3222.5648.
Toda a primeira sexta-feira do mês são doados 150 ranchos completos para as famílias cadastradas e todo o início do inverno são doados 150 cobertores e inúmeros agasalhos. Aos idosos doentes, a instituição doa fraldas geriátricas e para as crianças com até um ano de idade doa fraldas e roupas infantis. Na próxima sexta-feira (04), além das doações habituais, a SPAN estará comemorando o seu aniversário.
Filantrópica por excelência, a SPAN surgiu no período pós-guerra, época de grandes privações no mundo inteiro. Durante os primeiros dois anos a entidade ficava localizada na rua Floriano Peixoto. Em 1949, mudou-se para o atual endereço na rua XV de Novembro. Em 68 anos de história a instituição orgulha-se de ter ampliado muito o número de atendidos, sócios e atividades realizadas.
Newton Clos Ramos, atual presidente da SPAN, está na entidade filantrópica há mais de 20 anos. Newton reconhece que na atual conjuntura financeira é mais difícil de conseguir que as pessoas tenham tempo para a solidariedade, mas dá todo o seu empenho para que a assistência da SPAN esteja sempre aumentando. O presidente destaca que a contribuição mensal mínima é pequena e que toda ajuda faz a diferença. O horário de atendimento é das 14h às 17h, na rua XV de Novembro, entre as ruas Major Cícero e Doutor Cassiano, nº 757.