INSS : Médicos peritos deflagram greve
Os médicos peritos do INSS deflagraram ontem greve por tempo indeterminado em todo o País. A paralisação havia sido decidida no sábado (29 de agosto), após assembleia convocada pela direção da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), em Brasília.
Em todos os estados e Distrito Federal, a categoria promove concentrações dos médicos que pararam. É mantido o percentual de 30% do quadro atendendo, cumprindo a lei de greve. No Rio Grande do Sul, a adesão começou forte, com mobilização dos médicos em diversas regionais do órgão.
DEMISSÕES EM MASSA
De 2011 a 2015, em torno de 2,5 mil médicos peritos pediram demissão do serviço público. “O governo repôs apenas 500 vagas, o que significa um total de 2 mil cargos vagos. Isso gera transtornos à população e aumento da demanda para os médicos”, disse a segunda secretária da ANMP, Clarissa Bassin.
Clarissa informa que as reivindicações são reajuste de 27% (para recuperar perdas salariais dos últimos anos), fim das terceirizações na área de perícia e a readequação da carreira do segmento. Os médicos peritos lutam também por segurança e condições de trabalho.