Lançada na Biblioteca a 43ª Feira do Livro de Pelotas
“Se encontrar em uma cidade não é só vê-la. É experimentá-la através de sensações proporcionadas pela produção cultural que nela ocorre.” A frase do prefeito Eduardo Leite foi dita durante o lançamento da 43ª Feira do Livro de Pelotas, quarta-feira, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).
A edição deste ano, que ocorre de 29 de outubro a 15 de novembro, irá abordar a relação entre literatura e música e terá como patrono o cantor, compositor e escritor Vítor Ramil.
“Pelotas é fundamental em meu trabalho”, afirmou Ramil, emocionado com o convite para estar à frente do evento. O artista destacou ainda a felicidade ao ver o tradicional espaço da Feira do Livro passando pelo projeto de revitalização que ocorre atualmente na praça Cel. Pedro Osório.
Orador do evento, o filósofo, professor e autor do livro “Vítor Ramil: nascer leva tempo”, Luis Rubira espera que a Feira do Livro amplie o alcance da obra de Ramil e traga até Pelotas os fãs do artista de outras localidades. “Vitor foi um dos poucos autores que usaram sua cidade como foco de sua obra, representante do imaginário local”, destacou.
Durante o lançamento, a organizadora do evento, Theia Bender, falou sobre mudanças na estrutura física da 43ª edição do evento, como a alteração da localização da Tenda Cultural, que será montada na lateral da Praça Cel. Pedro Osório pela rua Lobo da Costa. A abertura oficial do evento ocorre às 19h do dia 30 de outubro.
Participaram do lançamento a vice-prefeita Paula Mascarenhas; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; a presidente da BPP, Lisarb Crespo da Costa; o presidente da Câmara Pelotense do Livro (CPL), Cláudio Donow; e o vice-presidente da CPL e o sócio-gerente da Livraria Mundial, Marcos Macedo.