AZONASUL : Prefeituras paralisarão atividades dia 25
A maioria das prefeituras da região vai fechar as portas na próxima sexta-feira, 25, como forma de sensibilizar as comunidades com relação à crise atravessada pelos municípios.
Os chefes do Executivo também definiram que interromperão o trânsito na BR 116, durante pelo menos duas horas, através da realização de uma audiência pública regional no trevo de acesso a Pelotas – junto ao Passo do Salso. Os anúncios foram feitos sexta-feira, durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Arroio Grande.
Conforme o presidente em exercício da Azonasul, José Daniel Raupp (PT), prefeito de São Lourenço do Sul, a maioria das prefeituras vai interromper atendimentos externos, aulas da rede municipal, transporte escolar e demais serviços. O funcionamento de serviços será limitado às áreas de saúde e limpeza urbana. A estratégia é de que as prefeituras organizem ações durante o período da manhã para esclarecimentos à comunidade com utilização de faixas, panfletos e cartazes produzidos pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e no período da tarde a participação no ato regional, com presença de servidores municipais e forças vivas da comunidade, junto à estrada, onde será instalada estrutura para a realização da audiência.
Presente ao encontro, o presidente da Famurs, João Carlos Folador (PT), prefeito de Candiota, mostrou levantamentos sobre as perdas em repasses de ICMS e FPM no decorrer deste ano dentro das prefeituras gaúchas. Ao todo, segundo ele, as perdas chegam a R$ 776 milhões em 2015. Com relação à mobilização da próxima sexta-feira, Folador revelou que 427 municípios já aderiram ao movimento.
Durante o encontro, os prefeitos também deliberaram ações paralelas à mobilização que possam mostrar a situação de insegurança e crise dos municípios da região. Entre elas, contatos com órgãos de imprensa para apresentar a situação.