PROTESTO NA BR-116 : Prefeitos vão trancar anel viário
Proposta pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), as 23 prefeituras da Zona Sul também vão aderir ao protesto estadual que será realizado hoje contra o sistema vigente de distribuição de recursos federais e estaduais oriundos dos mais diversos tributos.
A prefeitura municipal de Pelotas, participa do protesto, mas não paralisa suas atividades como em outros municípios. Aqui, todas as secretarias, escolas e repartições do Executivo manterão suas atividades normais.
BLOQUEIO
As 23 prefeituras da Zona Sul farão protesto público, de caráter regional, na BR-116 no entroncamento com a avenida Cidade de Lisboa (Passo do Salso), a partir das 14h. O trânsito será interrompido por dez minutos no anel viário, por cordão humano, com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
A mobilização das prefeituras tem o objetivo de pressionar os demais níveis de governo, visando a um novo pacto federativo, no qual vigore a redistribuição do bolo tributário. Os municípios são as unidades que recebem o menor percentual, registrando perdas significativas neste ano, quanto aos repasses de ICMs e FPM.
Na parte da manhã serão realizadas reuniões internas dos prefeitos com o funcionalismo e com equipes de apoio para conscientizá-los da necessidade da mobilização e da importância dos municípios na estrutura federativa. A tarde, o encontro no trevo do Passo do Salso contará com trio elétrico e estrutura de toldos para proteger os presentes no caso de chuva.