HORA DA VERDADE : Brasil se prepara para o confronto do ano
O Brasil necessita colocar todas as suas virtudes em ação na partida deste sábado para vencer o Fortaleza e arrancar com vantagem na decisão por vaga no Campeonato Brasileiro a Série B de 2016. Isso inclui a técnica de uns jogadores, a força de outros, a liderança, a experiência e, sobretudo, a consciência como equipe.
Respeitado como um time eficiente na bola parada ofensiva, a jogada aérea já foi decisiva muitas vezes na trajetória rubro-negra nestes últimos três anos. Não é por causo que a torcida se anima sempre que há um escanteio ou falta lateral, cujo levantamento para a área é a alternativa mais viável. Os laterais Wender e Xaro são geralmente os responsáveis por colocar a bola para o cabeceio dos grandalhões Nena, Leandro Camilo, Teco e outros.
No quesito qualidade técnica a referência é o meia Diogo Oliveira, que tem a capacidade de gerar o improviso. Numa partida decisiva e contra um adversário forte, a força de marcação é indispensável. Sem o eficiente Washington, que está suspenso, Nunes pode ser o companheiro de Leandro Leite nas funções de contenção do meio-campo. Experiente – inclusive, sendo personagem na Batalha dos Aflitos (incomparável façanha do Grêmio em 2005), o volante diz que está preparado para jogar mais essa decisão na carreira.
“Estou preparado e com muita vontade de ajudar. Se for escalado, vou dar tudo de mim para o Brasil sair com a vitória”, diz Nunes. Os treinos estão sendo realizados com os portões fechados. Mas a provável escalação xavante é Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Nunes, Cleiton e Diogo Oliveira; Nena e Cleverson.
Árbitro do quadro FIFA na Baixada
Um árbitro, que carrega o escudo da FIFA, vai apitar a partida deste sábado, às 16h, no Bento Freitas, entre Brasil e Fortaleza. O sorteio realizado nesta segunda-feira definiu que Héber Roberto Lopes será o árbitro da primeira partida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, valendo vaga no acesso à segunda divisão nacional.
Aos 43 anos, Héber Roberto Lopes é paranaense de Londrina, mas está trabalhando atualmente na Federação de Santa Catarina. Ele tem estado com frequência nos jogos da Dupla Gre-Nal no Brasileiro da Série A. Na penúltima rodada, ele foi o juiz de Santos x Inter, na Vila Belmiro; e domingo apitou o jogo do Grêmio contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Pela primeira vez neste ano, Lopes irá trabalhar num jogo que não seja da primeira divisão do Brasileiro. Ele já apitou 16 partidas da Série A em 2015. Os assistentes serão os catarinenses Carlos Benkerbrock e Helton Nunes.
Fortaleza já está treinando no sul
O Fortaleza já está no Rio Grande do Sul. A viagem foi antecipada – inicialmente estava prevista para está terça-feira – em função da dificuldade de encaixar toda a delegação no mesmo voo. O técnico Marcelo Chamusca relacionou 23 jogadores, os quais ficarão treinando até sexta-feira na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na véspera do jogo, a equipe cearense viaja para Pelotas.
Os jogadores relacionados por Chamusca são: goleiros – Ricardo Berna e Erivélton; laterais – Radar, Thalysson e Tinga; zagueiros – Adalberto, Genilson, Lima e Max Oliveira; meio-campistas – Correa, Auremir, Daniel Sobralense, Dudu Cearense, Everton, Pio, Tiago Azulão, Vinícius Hess, Jean Mota e Elias; atacante – Adriano, Lucio Maranhão, Maranhão e Ricardo Jesus.
juiz de Santos x Inter, na Vila Belmiro; e domingo apitou o jogo do Grêmio contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Pela primeira vez neste ano, Lopes irá trabalhar num jogo que não seja da primeira divisão do Brasileiro. Ele já apitou 16 partidas da Série A em 2015. Os assistentes serão os catarinenses Carlos Benkerbrock e Helton Nunes.