MOTOCICLISMO : Velocross embala talento jovem
Piloto de 13 anos brilha no Sul do País e apresenta credenciais de campeão no radical esporte sobre duas rodas
Talento de campeão, histórico de campeão. Muita quilometragem rodada, vitórias, títulos e muito chão pela frente. Muito mesmo. Tudo isso porque ele tem apenas 13 anos, mas já é uma das feras do velocroos do Rio Grande do Sul e estados do Sul do Brasil. E atrai atenções onde quer que participe de competições sobre duas rodas, nas categorias 65cc e Júnior 85cc, além da 150cc.
Na bagagem do jovem leonense Arthur Costa Barcelos, uma séria série de conquistas, desde o ano 2013, quando foi vice-campeão da Zona Sul na categoria mirim, título que se repetiu em 2014. Neste ano uma conquista maior: campeão da Copa Norte, na categoria 65cc, na qual participam as feras da modalidade – melhores pilotos – do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parará. O bicampeonato nesta categoria veio em 2015, com uma performance de “gente grande”. Antes, em 2014, foi campeão gaúcho, na mesma categoria.
O incentivo ao radical esporte está no sangue. O avô, Silvio Costa, esteve sempre ao lado dando aquela força incentivadora a trilhar o caminho das pistas, desde bem pequeno. O inicio foi numa “minimoto” de 40 cilindradas. E não parou mais de evoluir. Ao ritmo de sua evolução, vem aumentando a potência das motos, ficando assim mais competitivo para novos desafios.
PREPARAÇÃO
Hoje, para continuar sendo um atleta de alto rendimento, ele segue um programa de treinamento específico que cuida do seu preparo físico de acordo com o esporte e compatível com seu nível de rendimento, sendo esse, um pilar fundamental para o esporte que pratica. Em cima de sua motocicleta e em pista, ele conta com um programa de treinamento especifico, com dois treinos semanais e acompanhamento exclusivo do único instrutor profissional com certificação internacional do esporte no Brasil, Maycon Rotta.
“Temos de estar sempre bem preparados para que possamos enfrentar todos os desafios que se apresentam em cada disputa”, resume o jovem piloto.
Apesar do alto rendimento e sua excelente evolução, um dos grandes desafios de Arthur e sua equipe é a ausência de patrocinadores. Pelo menos por enquanto, a limitação de recursos o impede de expandir seus horizontes e o leva a recusar convites importantes para sua carreira profissional em outros estados do País.
“Entendemos que é de suma importância que mais empresários tenham a iniciativa de incentivar jovens que optaram em seguir o caminho do esporte”, resume o avô de Arthur.
Interessado em apoiar a carreira do jovem piloto podem fazer contato com ele ou sua equipe, pelo e-mail [email protected]. Atualmente, o principal apoio vem de Gilvan Motos e Hortifruti Baschi.
PROJETO
A temporada 2015 ainda não terminou, mas o ano 2016 já está na pauta de Arthur e sua equipe. A meta passa por conquistar apoio econômico para almejar conquistas maiores, como títulos de expressão no cenário nacional, elevando sua carreira e seu nome juntamente com seus apoiadores.