ZIG ZAG QUADRINHOS : Dinâmicas criativas nas aulas de desenho
Inicia nesta sexta-feira às 14h no Espaço de Arte Daniel Bellora – rua Três de Maio 1.005 -, curso intensivo de desenho
Por Carlos Cogoy
Ele desenha desde a infância, e a primeira História em Quadrinhos foi criada aos dez anos de idade. Na trajetória, inúmeros personagens e publicações independentes. Mestrando em artes visuais na UFPel, Sandro Andrade nesta sexta começará a ministrar novo curso. Trata-se de intensivo de desenho. Em cinco encontros das 14h às 17h30min, metodologia com “dinâmicas criativas”. Numa produção de Zig Zag Quadrinhos, idealizada por Sandro, a metodologia de trabalho é exclusiva. Ele menciona sobre a parceria com o Espaço Bellora: “O trabalho no espaço iniciou em 2013.
No final do ano anterior eu havia encaminhado projeto à diretoria e, em 2013, implementamos os cursos. Até o final daquele ano formamos três turmas do curso de História em Quadrinhos, uma turma do curso de Mangá, outra do intensivo de desenho da figura humana, também turma do curso intensivo de Cartoon e turma do primeiro módulo do curso de desenho. Realizamos uma exposição com os trabalhos dos alunos das primeira e segunda turmas, chamada ‘Hora de Aventuras’.
A estrutura física do Espaço é ótima, o ambiente é agradável. Considero um excelente território cultural para a cidade, e que se mostra cada vez mais atuante, com propostas colaborativas e de parceria”. Sandro salienta que o curso atual tem vagas limitadas. Informações: 8414.2813; 3303.0675.
INTENSIVO – Sandro informa sobre o curso: “O curso de desenho tem uma estrutura aberta. Isso significa dizer que, não trabalha com uma estrutura rígida, mas sim com exercícios que potencializam aquilo que cada aluno busca. Ou seja, exercícios específicos para o aluno que tem interesse em Mangá, outros para quem gosta de cartoon, figura humana, retratismo etc. Sendo assim, o curso abrange de forma personalizada, vários estilos de desenho. Por isso, é importante o contato antecipado dos alunos, para que se elabore o cronograma separadamente. Serão cinco encontros de três horas e meia cada. Iniciamos nesta sexta-feira e a conclusão está prevista para 20 de novembro. Os alunos devem se preparar para desenhar muito durante as aulas. Através das ‘Dinâmicas Criativas’, metodologia exclusiva da Zig Zag Quadrinhos, eles terão sua produção alavancada. Não haverá faixa etária específica. Há possibilidade de se realizar exposição de conclusão. O curso tem valor único de R$200,00”.
TRAJETÓRIA – Sandro recorda sobre a relação com o desenho na infância e adolescência: “Desenho desde os cinco anos e produzi minha primeira História em Quadrinhos aos dez anos de idade. Era uma HQ do Superman e tinha três páginas. Tenho até hoje. Depois fazia revistinhas artesanais do Batman, Incrível Hulk, Formiga Atômica, Superman, e até personagens próprios, como o herói Rastreador. Minha avó materna sempre foi uma apoiadora, tendo inclusive me matriculado no curso mais antigo de desenho da cidade, o J.A. Desenho.
Na adolescência, os gostos começam a mudar, os super-heróis já não dão conta do caráter dinâmico de questionamentos sobre si e sobre o mundo que esta fase potencializa. Percebi ali a ideologia conservadora que subliminarmente é transmitida pelos heróis norte-americanos e a partir daí minha relação com esse gênero de quadrinhos se modificou. Passei a curtir mais o quadrinho ‘underground’, as tiras e seu toque político, personagens que contestavam o ‘status quo’, e não se encaixavam em estereótipos maniqueístas. Anti-heróis, rebeldes, revolucionários, punks etc., passaram a ser os meus personagens”.
EVOLUÇÃO nas criações conforme Sandro: “Publiquei a partir de 1998, o fanzine ‘ZigZag’, onde desenvolvi muitos personagens na linha mais ‘underground’. Também publiquei algumas edições do personagem ‘Bonebreaker’ a partir de 2000. E, com alguns amigos, participei da produção do programa de rádio sobre quadrinhos ‘Salada Crua’. A experiência foi na Rádio COM 104.5, entre 2007 e 2008. No ano seguinte, participei de revista paulista de quadrinhos, apresentando releitura atualizada do herói ‘Rastreador’.
Produzi em 2013 com amigos, o fanzine ‘Salada Crua’. Naquele ano fui um dos vencedores do concurso de quadrinhos na cidade de Cachoeiras de Macacu, interior do Rio de Janeiro. Ano passado, participei de festival de quadrinhos na Itália com uma HQ de três páginas”.
SÃO PAULO – Em 2012 durante três meses, Sandro participou de curso na Escola Impacto Quadrinhos – atualmente Instituto dos Quadrinhos. O aprendizado intensivo proporcionou o desenvolvimento em relação a narrativa visual, interpretação de roteiro e noções sobre o mercado de HQs no exterior. A experiência motivou a criação do conceito “Zig Zag Quadrinhos”. Já no mestrado em poéticas visuais, Sandro questiona o mito do herói nas HQs, bem como a relação da HQ como ferramenta pedagógica.