CHEIAS : Prefeitura trata animais recolhidos
Operação Boiadeiro garante a integridade de vacas e cavalos e segurança da população até que a situação se normalize
Cerca de 60 animais de grande porte recolhidos de espaços públicos recebem alimentação e cuidados veterinários por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS) e Defesa Civil desde o dia 26 de outubro. Aproximadamente 50 vacas e 10 cavalos foram encaminhados a uma propriedade particular no Laranjal, onde devem ficar até que seus proprietários possam retirá-los ao fim do período de cheias.
O recolhimento de animais soltos integra a Operação Boiadeiro e é uma medida de segurança que garante a integridade da população e dos bichos. Inicialmente, eles eram encaminhados à Hospedaria de Grandes Animais, mais afastada da região, dificultando a localização pelos donos.
As vacas e cavalos estão sendo alimentados com concentrados e alfafa, além do pasto existente no local. Empresas como Josapar, Puro Grão e Embrapa têm auxiliado com a doação de alimentos. Além disso, os animais são monitorados por veterinários. Os cuidados não acarretarão, no entanto, em custos para os proprietários.
Cerca de 80 cavalos que trafegavam pela avenida Ferreira Viana ontem (29) foram recolhidos e encaminhados a outra propriedade privada, em espaço cedido temporariamente, onde também recebem alimentação e cuidados veterinários.
LOCALIZAÇÃO
Para solicitar o recolhimento de animais de grande porte ou localizar o seu, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil na Administração do Laranjal, na rua José Maria da Fontoura, nº 775, balneário Santo Antônio, ao lado da igreja, ou pelo telefone (53) 3226-4475.