Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

43ª FEIRA DO LIVRO : Evento inicia com bom movimento

43ª FEIRA DO LIVRO : Evento inicia com bom movimento
03 novembro
10:15 2015

São mais de duas semanas dedicadas à literatura e a outras manifestações culturais, atraindo visitantes de inúmeras cidades do estado.

A 43ª Feira de Livro de Pelotas começou quinta-feira e estende-se até o dia 15 de novembro. Como a cidade vem respirando a música cada vez com mais intensidade, a feira deste ano traz o tema “O Canto das Letras, quando a literatura encontra a música”. O patrono desta edição é Vitor Ramil e o orador é o professor Luis Rubira. Os descontos são de 10% em todas as livrarias e acontecerão muitas apresentações artísticas na Tenda Cultural João Simões Lopes Neto, na Bibliotheca Pública Pelotense e nos prédios históricos em torno da pça. Coronel Pedro Osório.

Feira do livro 2015 - alisson  (3)A reportagem do Diário da Manhã visitou a  feira para coletar algumas impressões, saber como começou o evento, quais os livros que estão sendo mais procurados e a expectativa das livrarias com a 43ª Feira do Livro.

Mesmo com a crise que vem sendo noticiada diariamente, o movimento na feira começou satisfatório para os comerciantes. Alguns avaliam que está ainda mais intenso do que no ano passado e outros analisam que o primeiro dia foi pouco movimentado, mas no segundo o fluxo de pessoas já ficou maior.

Uma curiosidade sobre os livros mais procurados neste início de feira é que os jovens e adolescentes parecem estar dominando o público leitor. Dentre esses livros, as livrarias destacam obras como “O Papai é Pop”, do radialista e escritor Marcos Piangers, “Muito mais que cinco minutos”, de Kéfera Buchmann, escritora e atriz que ficou conhecida através de suas publicações online, e “Eu fico loko”, do blogueiro Christian Figueiredo.

De uns tempos para cá, a praça central de Pelotas voltou a ser ocupada. Não faz muito, e mesmo durante o dia, muitas pessoas desviavam o caminho da Cel. Pedro Osório. Hoje, diariamente encontramos jovens descansando à sombra das árvores, gente lendo e estudando, casais tomando mate etc. Com a feira do livro, este movimento fica ainda mais intenso e podemos observar muitas manifestações artísticas e a literatura presente no ar.

Feira do livro 2015 - alisson  (6)LARANJAL EM IMAGENS

O jornalista, fotógrafo e escritor, Nauro Júnior, lançou no último sábado, a obra  “Laranjal em Imagens”, quinto livro publicado pelo autor.  Em um momento sensível, em que os moradores e a natureza das praias de Pelotas foram tão maltratados pelas enchentes, o livro apresenta um belo e alegre laranjal que ainda pode ser reconstruído. Em função disso, 10% do dinheiro arrecadado com as vendas será doado para ajudar os desabrigados e atingidos pelas cheias.

Mais de 90% das imagens foram produzidas para este trabalho, e as outras fotografias estão ali porque são sensíveis à memória e à relação de Nauro com o Laranjal, como a fotografia da família Ramil registrada em 1996 pelo autor. No livro, o Laranjal engloba todas as praias da cidade que são banhadas pela Lagoa dos Patos. Nauro optou por construir uma narrativa puramente imagética, sem legendas e nomes para as fotos, de forma a contar a história de um dia na praia através de imagens.

O livro Laranjal em Imagens será vendido nas livrarias Vanguarda, Cia. dos Livros e Oxford.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções