SAÚDE : Pronto Socorro lota e pacientes reclamam da demora no atendimento
Desde quarta-feira, o Diário da Manhã vem recebendo ligações e mensagens nas redes sociais com reclamações das filas na espera e nos corredores do Pronto Socorro.
Temendo que pudesse estar ocorrendo uma situação anômala, que estivesse justificando a lotação, a reportagem do Diário da Manhã foi ontem até o Pronto Socorro de Pelotas para verificar o que estaria acontecendo. Apesar de os corredores e sala de espera do hospital estarem bem cheios, os funcionários afirmam que não existe nenhuma situação anormal.
Ocorre, segundo trabalhadores do hospital, que com as mudanças bruscas de clima (como o frio atípico em novembro), surgem muitas ocorrências de doenças como pneumonia, especialmente em crianças e idosos, mas principalmente nestes últimos.
Familiares e enfermos que procuram o Pronto Socorro reclamam bastante do alto tempo de espera e dificuldade no atendimento. No entanto, muitas situações emergenciais que são atendidas no hospital, apesar de necessitarem de atendimento imediato, não constituem gravidade. Portanto, a inauguração das Unidades de Pronto Atendimento UPAs, que vem sendo protelada pelo governo municipal, poderia fazer com que as filas e espera no Pronto Socorre fosse amenizada, otimizando o atendimento de saúde em Pelotas.