CATARATA : Pacientes para cirurgia vão para Pinheiro Machado
Contrato assinado há poucos dias, pela prefeitura de Pelotas com o hospital de Pinheiro Machado, já apresenta os primeiros resultados satisfatórios. Na última sexta-feira, 25 pessoas que aguardam a oportunidade da cirurgia de catarata viajaram para aquele município, para a primeira consulta de avaliação.
A prefeitura, no dia 21 de outubro, contratou o hospital de Pinheiro Machado para atendimento oftalmológico de pacientes daqui. Aquela casa de saúde é referência na área. As intervenções são feitas sob responsabilidade do médico oftalmologista Humberto Schevemann.
Os 25 pacientes, devidamente acompanhados, saíram de Pelotas pela manhã, em ônibus disponibilizado pela prefeitura. A data prevista para o início das cirurgias é 26 de novembro.
Entre os pacientes desta primeira etapa de consultas está a senhora Nelza Peil Baifus, de 84 anos, portadora de catarata e glaucoma. “Quando me telefonaram, eu mal acreditei. Esta é a chance esperada por muita gente. Não tenho palavras”, afirmou. A idosa viajou acompanhada por sua filha, Neuza Maria.
Para dona Orlandina Pimentel da Rocha, de 85 anos, acompanhada pela amiga Rúbia, a seleção de seu nome também foi uma surpresa. Embora a idade avançada, ela gosta de costurar, mas “uma nuvem que parece fumaça não me deixa enxergar nada. Depois da cirurgia, vou conseguir,” comentou, esperançosa.
Dona Joana Ribeiro Cavalheiro também está entre as pessoas selecionadas. Ela tem 77 anos e operou-se de catarata no olho esquerdo há cinco anos. Desde aquela época, aguarda o procedimento no olho direito. Dona Joana já passou por cirurgia de mama, para retirada de tumor maligno, e da tireoide. No entanto, mesmo sofrida, não perde a esperança diante da perspectiva de melhor qualidade de vida. “Agradeço a Deus por mais uma vida que se apresenta para mim, e agradeço à prefeitura também. Valeu a pena,” afirmou emocionada.
Além do contrato com o hospital de Pinheiro Machado, para procedimentos cirúrgicos de catarata em pacientes de Pelotas, a prefeitura mantém a parceria com a Beneficência Portuguesa. Todas as cirurgias são feitas pelo Sistema Único de Saúde, sem qualquer custo para o paciente.