MOSTRA DE TEATRO E DANÇA : Oficinas e espetáculos de origem africana
Dias 19 e 20, Cia. de Dança Afro Daniel Amaro estará realizando a 7ª edição da Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana
Por Carlos Cogoy
Às 18h de quinta no Clube Cultural Chove Não Molha – rua Benjamin Constant 2.118 -, oficina de dança afro com o coreógrafo pelotense Daniel Amaro. Às 20h no Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo – rua Marechal Deodoro 368 -, oficina de teatro com o ator João Carlos Artigos (RJ). Trata-se da primeira etapa da programação que também terá apresentações dia 20 no Guarany, e festa de confraternização pós 23h no Cais D4 Acústico. A mostra é realização da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, com financiamento do Programa Economia da Cultura e Diversidade da Secult. Parceiros: clubes Chova Não Molhas e Fica Ahí; PluGzOne; CaisD4; Gulama; ArtCor. Inscrições gratuitas para as oficinas poderão ser feitas diretamente no local, pouco antes do horário estabelecido. Informações: ciadanielamaro.com.br
OFICINAS – Amaro menciona sobre a oficina que ministrará: “Compreende a dança de matriz africana como estudo técnico e de pesquisa a partir de duas linhas: dança afro-brasileira e a dança contemporânea. Com base nesses dois vetores, os exercícios práticos investem nas semelhanças e diferenças das linguagens”. Já a oficina de teatro, contará com o ator João Carlos Artigos. Licenciado em artes cênicas pela UNIRIO, também cursou a Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. Dedicado à temática afro-brasileira, está à frente do Grupo Anônimo de Teatro. Sobre a oficina, ele divulga que abrangerá “o jogo como o elemento primordial do trabalho do artista cênico. O propósito do encontro é desenvolver, sob a lógica da comicidade, um treinamento baseado na brincadeira, na ampliação dos sentidos, da força sensual e na compreensão do tempo cômico. A meta é experimentar a articulação de uma lógica fantástica particular na, e através da dramaturgia do teatro negro brasileiro acrescido de referências da técnica do riso”.
INTERMEZZO será o espetáculo que Artigos apresentará sexta às 20h no Guarany. Sua performance abrirá a série de apresentações da mostra de teatro e dança. O ator explica: “O Teatro de Anônimo tem como foco a pesquisa da comicidade, da cultura popular e do circo. O processo originou espetáculos, através de um grande repertório constituído de ‘gags’ clássicas, jogos e um código comum de improvisação. A partir desse repertório, o grupo criou o espetáculo ‘Intermezzo’ como sua ‘pesquisa em movimento’, um espetáculo modular multifacetado, que poderá atender às mais diversas ocasiões e faixas etárias. Os atores/palhaços do Anônimo se revezam numa sequência de cenas clássicas autônomas que primam pela versatilidade, o jogo aberto com o espectador e a simplicidade. Como as trupes de saltimbancos abrem suas malas, baús e corações, onde quer estejam, para instaurar o espaço da alegria, da brincadeira e da fantasia”.
APRESENTAÇÕES no Guarany: Trem do Sul com “Na melhor do Brasil”; Projeto Mansão do 3º Mundo da Cia. Daniel Amaro, com jovens apresentando “Vivências do Futuro”; Trem do Sul com “Urban Dance”; Grupo de Dança Maturidade Ativa do SESC, com “As Rosas”; Grupo de Dança Renovação com “Sou Raiz”; Cia. Ubuntu de Teatro com “Sangue e Suor”; Trem do Sul com “Rua em dança”; banda carnavalesca Meta com “Desde que o samba é samba”; Grupo de Dança Maturidade Ativa do SESC interpretará “Com as Ciganas”; Cia. de Dança Tavane Viana com “Gélidos”; Trem do Sul e “Wanted Hip Hop”; Abambaê Cia. de Danças Brasileiras com “Iemanjá”; Cia. de Dança 1º ATO Tavane Viana com “Sentimento”; Cia. de Dança Tavane Viana com “Imaginariun”; Grupo Balé Jovem de Salvador com “Bantu”.
RIO DE SANGUE será o espetáculo de encerramento. A montagem da Cia. Daniel Amaro narra sobre o negro no RS. Trajetória também de uma “Pelotas negra, feita não só do doce, mas também do sal”. Bailarinos: Michael Duarte; Jéssica Figueira; Jaqueline Vigorito; Mirela Fernandes; Patrick G. Silvah; Lúh Nogueira e Juliana Coelho.
FESTA pós 23h no CaisD4 – Praça da Alfândega -, imediações do Porto. Sonorização com o DJ Cabeleira, e espaço a apresentações artísticas. Coreografia, esquete ou performance de, no máximo dez minutos, com inscrição até HOJE no email: [email protected]. Ingresso a R$15,00 somente dia 20 até 22h no Guarany. Após, no local.