Municipários paralisam esta manhã e prefeito anuncia corte do ponto
O prefeito Eduardo Leite gravou um vídeo com considerações sobre a implantação do ponto biométrico para controle da jornada de trabalho dos servidores municipais.
O prefeito salienta que o método de registro da efetividade do pessoal, que na atualidade ainda é o livro ponto, é arcaico e aposta que o recurso eletrônico garantirá um controle mais efetivo sobre as jornadas. “Para quem ganha sem trabalhar, há um que trabalha sem ganhar”, frisa Eduardo.
Ao assegurar o cumprimento dos horários, o ponto biométrico proporcionará à prefeitura menor necessidade de contratação de novos servidores para prestar serviços à população. A médio e longo prazos, o retorno de recursos pode resultar em reajustes, reposições e até incrementos salariais.
Todos os servidores da administração direta registrarão sua frequência via ponto biométrico, entre eles Cargos em Comissão (Ccs) e estagiários. O horário exigido será o do contrato de trabalho de cada um. O Poder Judiciário, que se expressou sobre o assunto, aponta a necessidade de controle rigoroso da jornada dos profissionais – no caso específico os dos postos de Saúde – na condição de agentes remunerados com dinheiro público.
“Esse controle vai ser bom para a prefeitura e para a cidade”, afirma o prefeito, adiantando que a paralisação dos municipários, anunciada para esta quinta-feira, não tem razão de ser. “Dia parado é dia não trabalhado”, disse, informando que a falta será descontada, porque a ausência dos servidores não atende ao interesse público.
O vídeo pode ser acessado pelo link : https://www.youtube.com/watch?v=QrCtfF7A5n4